Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11612/7691
Authors: | Dantas, Linvalra Rodrigues Silva |
metadata.dc.contributor.advisor: | Abrão, Ruhena Kelber |
Title: | Direito ao tempo livre e lazer dentro e fora da escola: percepções e preferências das crianças do 2º ano do Ensino Fundamental |
Keywords: | Lazer. Tempo livre. Infância. Leisure. Free time. Childhood |
Issue Date: | 28-Mar-2025 |
Citation: | DANTAS, Linvalra Rodrigues Silva. Direito ao tempo livre e lazer dentro e fora da escola: percepções e preferências das crianças do 2º ano do Ensino Fundamental. 2025. 135f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação Física, Miracema do Tocantins, 2025. |
metadata.dc.description.resumo: | A pesquisa intitulada "Direito ao Tempo Livre e Lazer dentro e fora da escola: Percepções e preferências das crianças do 2º ano" investigou a importância do lazer como um direito social garantido pela Constituição Federal de 1988, especialmente no contexto das escolas de tempo integral, onde a longa permanência limita o tempo livre das crianças. O objetivo principal foi compreender como os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental da Escola de Tempo Integral Olga Benário, em Palmas/TO, utilizavam seu tempo de recreio e lazer, abordando as opções disponíveis, as preferências dos alunos e a dinâmica do ambiente escolar. A pesquisa foi estruturada em três artigos. O primeiro artigo analisou a produção acadêmica sobre lazer e tempo livre na escola entre 2012 e 2023. Foram analisados 14 artigos provenientes de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e da Scientific Electronic Library Online (SciELO). A análise foi classificada em categorias como espaços de lazer, percepção das crianças, direitos da infância e políticas públicas. Como resultado, foi evidenciada a necessidade de promover a valorização do tempo livre das crianças, destacando sua percepção e as oportunidades para que elas desfrutem de atividades lúdicas. Os artigos analisados indicaram que as experiências de lazer contribuem para o desenvolvimento integral e a aquisição de habilidades sociais. Concluiu-se que é fundamental reconhecer o direito das crianças ao lazer e criar condições adequadas para sua vivência. A pesquisa sugere que políticas públicas sejam formuladas para garantir o acesso equitativo ao lazer, fortalecendo o bem-estar infantil e promovendo direitos fundamentais. O segundo artigo ouviu as narrativas de 24 crianças do Ensino Fundamental sobre lazer e tempo livre, utilizando uma abordagem qualitativa. A coleta de dados incluiu entrevistas semiestruturadas, observações diretas durante o recreio e registros em diário de bordo. As crianças foram incentivadas a expressar suas preferências e ideias para melhorar o espaço/tempo do recreio. Os resultados mostraram que o recreio é um momento valorizado, onde as crianças preferem atividades dinâmicas e sociais. No entanto, a pesquisa também destacou a falta de diversidade de brinquedos e espaços adequados, limitando as opções de lazer. O artigo conclui que o recreio deve ser repensado como um espaço de autonomia e expressão cultural. A valorização das práticas de lazer é essencial para o desenvolvimento social e emocional das crianças. O reconhecimento do protagonismo infantil é crucial para a construção de experiências de lazer significativas. O terceiro artigo descreve a implementação do projeto "Meu Recreio, Minhas Escolhas", que visa ressignificar o recreio escolar. A metodologia envolveu a organização de atividades lúdicas em estações temáticas e a introdução do "Baú de Brinquedos", onde as crianças puderam trazer brinquedos de casa e escolher suas atividades. Os resultados indicaram um aumento significativo na satisfação das crianças, com relatos de maior felicidade e liberdade nas escolhas. O projeto promoveu um ambiente colaborativo, onde as crianças se sentiram mais engajadas e valorizadas. O artigo conclui que a intervenção pedagógica contribuiu para o desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais, ao mesmo tempo em que fortaleceu o senso de comunidade entre os alunos. A promoção do direito ao brincar e à autonomia é essencial para garantir um espaço que respeite a cultura infantil e fomente um ambiente escolar mais inclusivo. A dissertação concluiu que integrar o lazer ao processo educativo foi fundamental para o desenvolvimento integral das crianças, promovendo um ambiente escolar inclusivo e estimulante. Além disso, enfatizou a importância de criar uma consciência coletiva que valorizasse o tempo livre como essencial para o bem-estar e a qualidade de vida das crianças, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes e felizes. |
Abstract: | The research entitled "Right to Free Time and Leisure in and out of school: Perceptions and preferences of 2nd grade children" investigated the importance of leisure as a social right guaranteed by the Federal Constitution of 1988, especially in the context of full-time schools, where the long stay limits children's free time. The main objective was to understand how the students of the 2nd year of Elementary School at the Olga Benário Full-Time School, in Palmas/TO, used their recess and leisure time, addressing the available options, the preferences of the students and the dynamics of the school environment. The research was structured in three articles. The first article analyzed the academic production on leisure and free time at school between 2012 and 2023. 14 articles from journals of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES) and the Scientific Electronic Library Online (SciELO) were analyzed. The analysis was classified into categories such as leisure spaces, children's perception, children's rights and public policies. As a result, the need to promote the appreciation of children's free time was highlighted, highlighting their perception and the opportunities for them to enjoy playful activities. The articles analyzed indicated that leisure experiences contribute to the integral development and acquisition of social skills. It was concluded that it is essential to recognize the right of children to leisure and to create adequate conditions for their experience. The research suggests that public policies be formulated to ensure equitable access to leisure, strengthening child well-being and promoting fundamental rights. The second article listened to the narratives of 24 elementary school children about leisure and free time, using a qualitative approach. Data collection included semi-structured interviews, direct observations during recess and logbook entries. The children were encouraged to express their preferences and ideas to improve the space/time of the playground. The results showed that recess is a valued moment, where children prefer dynamic and social activities. However, the survey also highlighted the lack of diversity of toys and suitable spaces, limiting leisure options. The article concludes that the playground should be rethought as a space of autonomy and cultural expression. Valuing leisure practices is essential for children's social and emotional development. The recognition of children's protagonism is crucial for the construction of meaningful leisure experiences. The third article describes the implementation of the project "My Playground, My Choices", which aims to resignify school recess. The methodology involved the organization of playful activities in thematic stations and the introduction of the "Toy Chest", where children could bring toys from home and choose their activities. The results indicated a significant increase in children's satisfaction, with reports of greater happiness and freedom in choices. The project fostered a collaborative environment, where children felt more engaged and valued. The article concludes that the pedagogical intervention contributed to the development of social and emotional skills, while strengthening the sense of community among students. The promotion of the right to play and autonomy is essential to ensure a space that respects children's culture and fosters a more inclusive school environment. The dissertation concluded that integrating leisure into the educational process was fundamental for the integral development of children, promoting an inclusive and stimulating school environment. In addition, he emphasized the importance of creating a collective consciousness that valued free time as essential for the well-being and quality of life of children, contributing to the formation of more conscious and happy citizens. |
URI: | http://hdl.handle.net/11612/7691 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Linvalra Rodrigues Silva Dantas - Dissertação.pdf | 2.42 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.