Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/7690
Authors: Silva, Marcio Sousa
metadata.dc.contributor.advisor: Coelho, Vitor Antonio Cerignoni
Title: Jogos de matrizes Afro-brasileira e Quilombolas nas aulas de Educação Física Escolar: para além das práticas tradicionais
Keywords: Práticas corporais afro-brasileiras. Quilombolas. Jogos Tradicionais. Educação Física. Formação Docente. Afro-Brazilian bodily practices. Quilombola. Traditional Games. Physical Education. Teacher Training
Issue Date: 28-Mar-2025
Citation: SILVA, Marcio Sousa. Jogos de matrizes Afro-brasileira e Quilombolas nas aulas de Educação Física Escolar: para além das práticas tradicionais. 2025. 116f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação Física, Miracema do Tocantins, 2025.
metadata.dc.description.resumo: Este estudo aborda as práticas corporais afro-brasileiras e quilombolas, indo além das abordagens tradicionais. O objetivo geral foi verificar as possibilidades e dificuldades na inclusão dos jogos das culturas afro-brasileira e quilombola nas aulas de Educação Física, a partir das experiências dos professores da Superintendência Regional de Ensino de Arraias/TO. Além disso, busca-se desenvolver um curso de capacitação para esses docentes, com o intuito de contribuir para a valorização e incorporação desses jogos no ensino. A pesquisa foi realizada nas escolas da rede estadual sob a jurisdição da Superintendência Regional de Ensino da cidade de Arraias, Tocantins, no sudoeste do estado, abrangendo os municípios de Arraias, Paranã, Aurora, Combinado, Novo Alegre e Lavandeira. Optou-se pela abordagem qualitativa e exploratória, que investiga a inserção de jogos afro-brasileiros e quilombolas na Educação Física, envolvendo seis professores da Superintendência Regional de Ensino de Arraias/TO. A coleta de dados incluiu pesquisa bibliográfica e questionário analisados segundo a metodologia de Bardin (1977). Foram incluídos apenas professores efetivos, em conformidade com critérios éticos. No capítulo sobre Bases Legais, são discutidos os principais documentos que sustentam a implementação dessas práticas nas escolas, como a Constituição Federal de 1988, a LDB 9.394/96, as Leis 10.639/2003 e 11.645/2008, a Resolução CNE/CEB nº 16/2012, a BNCC e o Documento Curricular do Tocantins. O capítulo sobre o Estado da Arte apresenta a bibliografia (2010-2023) relacionada ao ensino dos jogos afro-brasileiros e quilombolas, destacando a construção da identidade profissional docente e os desafios da implementação dessas práticas. A seguir, são discutidos os Jogos Afro-Brasileiros e Quilombolas nas Aulas de Educação Física do 1º Ano do Ensino Médio, com base em um estudo realizado nas escolas de Arraias/TO. Percebeu-se um descompasso entre as bases legais como as Leis 10.639/2003 e 11.645/2011, os estudos acadêmicos e as práticas pedagógicas. Também foram observados inúmeros desafios enfrentados pelos docentes na abordagem do tema em sala de aula (formação acadêmica, capacitação, coerência teórico-prática e respeito a diretrizes nacionais). Por outro lado, apesar dessa limitação, os professores reconhecem a importância de trabalhar a cultura afro-brasileira e quilombola e se mostram receptivos a novas aprendizagens que contribuam para superar as lacunas existente.
Abstract: This study addresses Afro-Brazilian and quilombola body practices, going beyond traditional approaches. The general objective was to analyze the possibilities and difficulties in including games from Afro-Brazilian and quilombola cultures in Physical Education classes, based on the experiences of teachers from the Regional Education Superintendence of Arraias/TO. In addition, it seeks to develop a training course for these teachers, with the aim of contributing to the appreciation and incorporation of these games in teaching. The research was carried out in state schools under the jurisdiction of the Regional Education Superintendence of the city of Arraias, Tocantins, in the southwest of the state, covering the municipalities of Arraias, Paranã, Aurora, Combinado, Novo Alegre and Lavandeira. The qualitative-quantitative and exploratory approach was chosen, investigating the inclusion of Afro-Brazilian and quilombola games in Physical Education, involving six teachers from the Regional Education Superintendence of Arraias/TO. Data collection included bibliographic research and semi-structured questionnaires, analyzed according to Bardin's methodology (1977). Only tenured teachers were included, in accordance with ethical criteria. The chapter on Legal Bases discusses the main documents that support the implementation of these practices in schools, such as the Federal Constitution of 1988, LDB 9.394/96, Laws 10.639/2003 and 11.645/2008, CNE/CEB Resolution No. 16/2012, BNCC and the Curricular Guidelines of the State of Tocantins. The chapter on the State of the Art presents the bibliography (2013-2023) related to the teaching of Afro-Brazilian and quilombola games, highlighting the construction of the professional identity of teachers and the challenges of implementing these practices. The following section discusses Afro-Brazilian and Quilombola Games in Physical Education Classes for the 1st Year of High School, based on a study conducted in schools in Arraias/TO. A mismatch was noted between legal bases such as Laws 10.639/2003 and 11.645/2011, academic studies and pedagogical practices. Numerous challenges faced by teachers in approaching the topic in the classroom were also observed (academic background, training, theoretical-practical coherence and compliance with national guidelines). On the other hand, despite this limitation, teachers recognize the importance of working on Afro-Brazilian and quilombola culture and are receptive to new learning that contributes to overcoming the existing gaps.
URI: http://hdl.handle.net/11612/7690
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Marcio Sousa Silva - Dissertação.pdf1.49 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.