Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11612/7682
Authors: | Dias, Kátia Gonçalves |
metadata.dc.contributor.advisor: | Martins, José Lauro |
Title: | Implicações da educação em saúde nos itinerários formativos do ensino médio |
Keywords: | Itinerários Formativos. Educação em Saúde. BNCC.DCT-TO.Training Itineraries. Health Education |
Issue Date: | 24-Apr-2025 |
Citation: | DIAS, Kátia Gonçalves. Implicações da educação em saúde nos itinerários formativos do ensino médio. 2024. 152f. Dissertação (Mestrado em Ensino em Ciência e Saúde) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Ensino em Ciência e Saúde, Palmas, 2024. |
metadata.dc.description.resumo: | No campo da educação, diversas reestruturações têm ocorrido nos últimos anos. Compreender a implementação da educação em saúde nos Itinerários Formativos do novo Ensino Médio no Estado do Tocantins, à luz das diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), faz-se necessário, pois as mudanças impactam todos os educadores. Neste contexto, enfatizamos a relevância da educação em saúde para a formação integral dos estudantes, destacando suas interconexões com determinantes sociais e culturais. O objetivo desta pesquisa é compreender o processo de implementação da educação em saúde nos Itinerários Formativos presentes no Documento Curricular do Território do Tocantins (DCT-TO). A fundamentação teórica baseia- se na crítica ao modelo reducionista da saúde, frequentemente observado nas diretrizes da BNCC, que tende a enfatizar uma abordagem comportamentalista. Autores como Miguel Arroyo são citados para reforçar a necessidade de uma perspectiva integral e interdisciplinar, que considere as realidades locais e as experiências vividas pelos estudantes. Com abordagem qualitativa, realizou-se entrevistas semiestruturadas com coordenadores pedagógicos e coordenadores de área de escolas do Tocantins. Essa metodologia permitiu perceber as experiências dos educadores em relação à implementação dos Itinerários Formativos. A análise dos dados foi conduzida com base na técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin, possibilitando a organização das informações em categorias temáticas, como imposição curricular, relevância educativa, precarização docente e educação em saúde. Os resultados da pesquisa revelam que a implementação da educação em saúde enfrenta diversos desafios. Muitos educadores expressam insatisfação com a falta de clareza nos conteúdos curriculares, destacando que a formação continuada é insuficiente para prepará-los adequadamente para abordar temas de saúde e demais itinerários formativos. Além disso, a percepção de que os Itinerários Formativos são impostos, sem a participação efetiva dos educadores na elaboração do currículo, compromete a autonomia docente e a relevância do ensino. A análise indica que, embora existam propostas para integrar a educação em saúde, a prática atual ainda é insatisfatória. Os conteúdos relacionados à saúde são frequentemente vistos como superficiais e desconectados das realidades enfrentadas pelos estudantes. A ausência de um currículo dedicado à educação em saúde limita a formação dos estudantes. Conclui-se que, para que a educação em saúde seja efetivamente implementada nos Itinerários Formativos, é fundamental uma revisão curricular que leve em consideração as necessidades e realidades locais dos estudantes. A formação docente deve ser fortalecida, com ênfase na formação continuada e na promoção de uma abordagem interdisciplinar que integre a saúde de maneira relevante no currículo. Essas reformulações são essenciais para garantir uma educação de qualidade, preparando os estudantes para serem cidadãos informados e responsáveis em relação à sua saúde e ao bem-estar coletivo. |
Abstract: | In the field of education, various restructurings have occurred in recent years. Understanding the implementation of health education in the Formative Itineraries of the new High School in the State of Tocantins, in light of the guidelines of the Common National Curriculum Base (BNCC), is necessary, as these changes impact all educators. In this context, we emphasize the relevance of health education for the holistic development of students, highlighting its interconnections with social and cultural determinants. The objective of this research is to understand the process of implementing health education in the Formative Itineraries present in the Curricular Document of the Territory of Tocantins (DCT-TO). The theoretical foundation is based on a critique of the reductionist health model, frequently observed in the BNCC guidelines, which tend to emphasize a behavioral approach. Authors such as Miguel Arroyo are cited to reinforce the need for a comprehensive and interdisciplinary perspective that considers local realities and the lived experiences of students. Using a qualitative approach, semi- structured interviews were conducted with pedagogical coordinators and area coordinators from schools in Tocantins. This methodology allowed for an understanding of educators' experiences regarding the implementation of the Formative Itineraries. The data analysis was carried out based on the content analysis technique proposed by Bardin, enabling the organization of information into thematic categories, such as curricular imposition, educational relevance, teacher precarization, and health education. The research results reveal that the implementation of health education faces several challenges. Many educators express dissatisfaction with the lack of clarity in curricular content, highlighting that continuous training is insufficient to adequately prepare them to address health topics and other formative itineraries. Additionally, the perception that the Formative Itineraries are imposed without the effective participation of educators in curriculum development compromises teacher autonomy and the relevance of teaching. The analysis indicates that although there are proposals to integrate health education, current practices remain unsatisfactory. Health-related content is often seen as superficial and disconnected from the realities faced by students. The absence of a dedicated curriculum for health education limits student learning. It is concluded that, for health education to be effectively implemented in the Formative Itineraries, a curricular revision that considers students' needs and local realities is essential. Teacher training must be strengthened, emphasizing continuous education and promoting an interdisciplinary approach that integrates health in a meaningful way into the curriculum. These reforms are crucial to ensuring quality education, preparing students to become informed and responsible citizens regarding their health and collective well-being. |
URI: | http://hdl.handle.net/11612/7682 |
Appears in Collections: | Mestrado em Ensino em Ciência e Saúde |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Kátia Gonçalves Dias - Dissertação.pdf | 2.71 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.