Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11612/7677
Autor(a): | Duarte, Maria de Jesus Santos |
Orientador: | Calheiros, Vicente Cabrera |
Título: | Atletismo no contexto do ensino médio em tempo integral |
Palavras-chave: | Atletismo. Educação física. Ensino médio. Integral.Athletics. Physical education. High school. Full |
Data do documento: | 31-Mar-2025 |
Citação: | DUARTE, Maria de Jesus Santos. Atletismo no contexto do ensino médio em tempo integral. 2025. 143f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação Física, Miracema do Tocantins, 2025. |
Resumo: | Composto por provas que envolvem corridas, saltos e arremessos o Atletismo é considerado o esporte-base para outros esportes e pode ser desenvolvido em diferentes contextos, dentre eles o ambiente escolar. As unidades escolares de Ensino Médio em tempo integral, instituídas pela Medida Provisória (MP) 746, de 22 de setembro de 2016, convertida na Lei 13.415, de 16 de fevereiro de 2017, apresentam- se como um ambiente propício para a implementação de um currículo escolar mais moldável frente a realidade dos estudantes e as especificidades locais, tais fatores favorecem o desenvolvimento da modalidade de Atletismo nas escolas. Desse modo, o objetivo geral da pesquisa é mapear como o esporte de marca atletismo tem sido trabalhado nas unidades escolares estaduais que ofertam, unicamente, Ensino Médio em regime tempo integral na cidade de Palmas - Tocantins. Trata-se de uma pesquisa qualitativa descritiva, do tipo estudo de caso múltiplo, realizada com professores de Educação Física das escolas de Ensino Médio integral CMTO Senador Antônio Luiz Maya e Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso. A análise dos resultados demonstrou que o Atletismo está inserido nas aulas de Educação Física escolar e no treinamento desportivo como atividade extracurricular, porém os professores possuem dificuldades para adequar o espaço físico para melhor desenvolver as abordagens pedagógicas com a modalidade, bem como enfrentam problemáticas relacionadas a falta de qualificação docente no referido esporte, a falta de material esportivo e o desinteresse dos estudantes pela modalidade. Espera-se que a pesquisa e o recurso educacional gerado denominado Foco no Atletismo: práticas pedagógicas para o Ensino Médio em escolas de tempo integral possam subsidiar o trabalho docente no trato com o ensino do Atletismo nas escolas. |
Abstract: | Composed of events involving running, jumping and throwing, Athletics is considered the base sport for other sports and can be developed in different contexts, including the school environment. Full-time high school units, established by Provisional Measure (MP) 746, of September 22, 2016, converted into Law 13,415, of February 16, 2017, present themselves as a favorable environment for the implementation of a school curriculum that is more adaptable to the reality of students and local specificities, such factors favoring the development of the Athletics modality in schools. Thus, the general objective of the research is to map how the sport of athletics has been worked on in state schools that offer only full-time high school in the city of Palmas - Tocantins. This is a descriptive qualitative research, of the multiple case study type, carried out with Physical Education teachers from the CMTO Senador Antônio Luiz Maya and Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso full-time high schools. The analysis of the results showed that Athletics is included in school Physical Education classes and in sports training as an extracurricular activity, but teachers have difficulty adapting the physical space to better develop pedagogical approaches to the sport, as well as facing problems related to the lack of teacher qualifications in the sport in question, the lack of sports equipment and the lack of interest of students in the sport. It is expected that the research and the educational resource generated called Focus on Athletics: pedagogical practices for high school in full-time schools can support the teaching work of Athletics in schools |
URI: | http://hdl.handle.net/11612/7677 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (ProEF) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Maria de Jesus Santos Duarte - Dissertação.pdf | 10.06 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.