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http://hdl.handle.net/11612/7675
Authors: | Pereira, Thasley Westanyslau Alves |
metadata.dc.contributor.advisor: | Almeida, Vasni de |
Title: | Percepções e modos de ensinar de professores de História: mudanças educacionais provocadas pela pandemia do Covid-19 em três escolas do Tocantins |
Keywords: | Pandemia Covid-19; Ensino Remoto; Docência em História; Pandemic Covid-19; Remote Teaching; Teaching; History |
Issue Date: | 24-Apr-2024 |
Citation: | PEREIRA, Thasley Westanyslau Alves. Percepções e modos de ensinar de professores de História: mudanças educacionais provocadas pela pandemia do Covid-19 em três escolas do Tocantins .2024.165f. Dissertação (Mestrado em História das Populações Amazônicas) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em História das Populações Amazônicas, Porto Nacional, 2024. |
metadata.dc.description.resumo: | A dissertação tem como objetivo apresentar a compreensão das percepções de professores de História diante das mudanças provocadas pela pandemia da Covid-19 em três escolas localizadas nos municípios de Miracema e Tocantínia, no estado do Tocantins. Aborda as mudanças da educação no Brasil desde a década de 1990; a relação entre diretrizes educacionais brasileiras e as medidas tomadas durante a pandemia; bem como a situação específica do Tocantins a partir da análise dos documentos orientadores para o enfrentamento do ensino remoto durante o período pandêmico. Uma das metodologias empregada foi a pesquisa-ação, (Thiollent, 2011), que nos permitiu a mobilização de ações e atuação coletiva e colaborativa entre o pesquisador e os sujeitos imersos dentro do universo pesquisado. A outra foi a metodologia da História Oral, que nos orientou a abordar as percepções e práticas de professores de História a partir de entrevistas. Conforme Alberti (2005), a História Oral parte do pressuposto de que é possível narrar a História a partir das experiências de quem a viveu, com a subjetividade e a experiência individual valorizadas como elementos para a compreensão do passado. Como aporte teórico utilizamos autores que discorrem, de forma crítica, sobre os impactos do neoliberalismo nas políticas educacionais que defendem o uso de meios digitais na prática docente. |
Abstract: | The dissertation aims to present an understanding of the perceptions of History teachers regarding the changes caused by the Covid-19 pandemic in three schools located in the municipalities of Miracema and Tocantínia, in the state of Tocantins. It addresses the changes in education in Brazil since the 1990s; the relationship between Brazilian educational guidelines and the measures taken during the pandemic; and the specific situation of Tocantins based on the analysis of the guiding documents for dealing with remote teaching during the pandemic period. One of the methodologies used was action research (Thiollent, 2011), which allowed us to mobilize actions and collective and collaborative action between the researcher and the subjects immersed in the researched universe. The other was the oral history methodology, which guided us in approaching the perceptions and practices of history teachers through interviews. According to Alberti (2005), Oral History is based on the assumption that it is possible to narrate History based on the experiences of those who lived it, with subjectivity and individual experience valued as elements for understanding the past. As a theoretical contribution, we use authors who critically discuss the impact of neoliberalism on educational policies that defend the use of digital media in teaching practices. |
URI: | http://hdl.handle.net/11612/7675 |
Appears in Collections: | Mestrado em História das Populações Amazônicas |
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