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http://hdl.handle.net/11612/7635
Authors: | Oliveira, Marcos Irondes Coelho de |
metadata.dc.contributor.advisor: | Rocha, José Damião Trindade |
Title: | A escola pública do bem viver para jovens tocantinenses, maranhenses e paraenses, da/na amazônia Tocantina |
Keywords: | Escola pública; Jovens; Amazônia Tocantina; Escuela pública; Jóvenes; Tocantina Amazonas |
Issue Date: | 14-Nov-2024 |
Citation: | OLIVEIRA, Marcos Irondes Coelho de. A escola pública do bem viver para jovens tocantinenses, maranhenses e paraenses, da/na amazônia Tocantina. 2024. 105f. Tese (Doutorado em Educação na Amazônia) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-graduação em Educação na Amazônia, Palmas, 2024. |
metadata.dc.description.resumo: | A pesquisa está territorializada na região Norte do Brasil, na Amazônia brasileira. Para nós, da/na Amazônia Tocantina, a educação de jovens é uma questão importante que neste doutoramento, tensiona os problemas educacionais regionais; pois se estivermos na parte ocidental amazônica, formada pelos estados de Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima, a Amazônia tem uma representação cultural; caso estivermos na parte oriental como no Tocantins, no Pará e no Amapá, parte do Mato Grosso e do Maranhão, há outras dimensões de Amazônia. Esta pesquisa busca articular educação escolar ao pensamento amazônico ao tratar do tema escola pública contemporânea na Região Tocantina. Nossa problemática perpassa pelo sentido da “boa escola” para os jovens das escolas públicas da/na Região Amazônica Tocantina. A partir da pesquisa de Tese com os jovens, construímos as “noções subsunçoras” para a elaboração desta Tese: a escola pública do “Bem Viver” para jovens. Trata-se de uma Tese que se quer vincular à perspectiva de pesquisa da etnopesquisa-ação e etnopesquisa-formação de base fenomenológica, com método de análise de “conteúdo fixadores de experiências”, com aportes de “grupos de discussão” com 17 jovens, para apreender o “sentido de escola” na análise hemenêutica interpretacionista intercriticamente implicada. Nossa imersão possibilitou ouvir jovens das escolas públicas da/na Região Amazônica Tocantina, localizadas nas cidades de Tocantinópolis/TO, Imperatriz/MA e Marabá/PA, para responderem à questão norteadora da pesquisa de Tese: “o que é a escola, para você?”. A partir da análise dos etnotextos, identificamos as similitudes, criamos a núvem de palavras, as unidades de significados para a construção das 3 noções subsunçoras da Tese (1. Escola lugar de ser/estar jovem; 2. Escola formação para/com/de jovens; 3. Escola inter- relação de jovens. A Tese reflete a “boa escola” como aquela em que jovens possuem oportunidade de apreender e acessar conhecimentos de qualidade referenciados culturalmente. Uma boa escola como ambiência de aprendizado, conhecimento e relação com o mundo. Uma escola formativa e de preparação para a vida, na qual os jovens interagem, dialogam, se encontram e constroem amizades. Na conclusão da Tese, em sua virada cultural, abrimos-a para a cosmovisão do bem viver, uma escola pública do bem viver. A escola pública do bem viver para jovens tocantinenses, maranhenses e paraenses, da/na Amazônia Tocantina. |
Abstract: | La investigación está territorializada en la región Norte de Brasil, en la Amazonia brasileña. Para nosotros, desde/en la Amazonía Tocantina, la educación de los jóvenes es un tema importante que, en este doctorado, enfatiza los problemas educativos regionales; porque si estamos en la parte occidental de la Amazonia, formada por los estados de Amazonas, Acre, Rondônia y Roraima, la Amazonía tiene una representación cultural; Si estamos en la parte oriental, como Tocantins, Pará y Amapá, parte de Mato Grosso y Maranhão, hay otras dimensiones de la Amazonía. Esta investigación busca articular la educación escolar con el pensamiento amazónico al abordar el tema de las escuelas públicas contemporáneas en la Región de Tocantina. Nuestro problema permea el significado de una “buena escuela” para los jóvenes en las escuelas públicas de la Región Amazónica de Tocantina. A partir de la investigación de Tesis con jóvenes, construimos las “nociones subyacentes” para la elaboración de esta Tesis: la escuela pública para jóvenes “Bem Viver”. Se trata de una tesis que pretende vincularse a la perspectiva investigativa de etnoinvestigación-acción y etnoinvestigación-formación sobre bases fenomenológicas, con un método de análisis de “contenidos fijadores de experiencia”, con aportes de “grupos de discusión” con 17 jóvenes, para captar el “sentido de escuela” en el análisis interpretacionista hemenéutico intercríticamente involucrado. Nuestra inmersión permitió escuchar a jóvenes de escuelas públicas de la Región Amazónica Tocantina, ubicadas en las ciudades de Tocantinópolis/TO, Imperatriz/MA y Marabá/PA, para responder a la pregunta orientadora de la investigación de Tesis: “¿qué es la escuela?” , ¿para ti? ?". A partir del análisis de los etnotextos, identificamos las similitudes, creamos la nube de palabras, las unidades de significado para la construcción de las 3 nociones subyacentes de la Tesis (1. Lugar escolar del ser/ser joven; 2. Formación escolar para/con /de los jóvenes; 3. Interrelación escolar de los jóvenes. La Tesis refleja la “buena escuela” como aquella en la que los jóvenes tienen la oportunidad de aprender y acceder a conocimientos de calidad y referenciados culturalmente. en el que los jóvenes interactúan, dialogan, se encuentran y construyen amistades. Al concluir la Tesis, en su giro cultural, la abrimos a la cosmovisión del buen vivir, una escuela pública para el buen vivir. La escuela pública para el buen vivir para jóvenes de Tocantins, Maranhão y Pará, de/en la Amazonia Tocantina. |
URI: | http://hdl.handle.net/11612/7635 |
Appears in Collections: | Doutorado em Educação na Amazônia - PGEDA |
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