Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/7634
Authors: Rios, Francisco Welton Silva
metadata.dc.contributor.advisor: Araújo, Gustavo Cunha de
Title: Análise da temática história e cultura indígena em programas de ensino de unidades curriculares da educação básica do ensino médio integrado do IFTO
Keywords: Povos Inỹ/Javaé. Lei nº 11.645/2008. Temática Indígena. Unidade Curricular. Programas de ensino.Indigenous Peoples/Javaé. Law No. 11.645/2008. Indigenous Theme. Curriculum Unit. Teaching programs
Issue Date: 6-May-2024
Citation: SILVA, Raphael Alves Vieira da. Análise da temática história e cultura indígena em programas de ensino de unidades curriculares da educação básica do ensino médio integrado do IFTO. 2024.244f. Dissertação (Mestrado em Profissional em Educação) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Educação, Palmas, 2024.
metadata.dc.description.resumo: A história e cultura indígena com seus aspectos caracterizantes de modos de vida e tradições culturais, em conformidade com a Lei nº 11.645/2008, é uma temática que precisa ser inclusa e estar em evidência nos estudos nos currículos escolares da educação básica, dos estabelecimentos de ensino público e privado, pois esta faz parte da formação cultural da população brasileira. Tem-se como objetivo levantar e identificar a inclusão e menção da temática história e cultura indígena, em programas de ensino de unidades curriculares, da educação básica do ensino médio integrado, durante todo o currículo escolar, em conformidade com o conteúdo programático a ser abordado e seguido, de acordo com o estabelecido na Lei nº 11.645/2008. A pesquisa se caracterizou pela abordagem qualitativa, do tipo aplicada, de natureza documental com coleta de dados, por meio dos programas de ensino (projetos pedagógicos de curso, planos de ensino e diários de classe) e se utilizando do discurso subjetivo na análise e intepretação das informações. Os resultados apontam e revelam a inclusão e menção da temática história e cultura indígena, nas unidades curriculares (UC), nos Projetos Pedagógicos de Curso dos Cursos Técnico Integrados ao Ensino Médio (CTIEM), dos campi pesquisados do IFTO, atendendo os preceitos estabelecidos pela Lei n° 11.645/2008; apresentam nos Planos de Ensino, em menos da metade das UC nas turmas (dez ementas e cinco bases científicas, de 27 turmas), dos CTIEM do Campus Gurupi, e na maioria das UC nas turmas (seis ementas e uma base científica, de 9 turmas), do CTIEM do Campus Avançado Formoso do Araguaia; se mostram nos Diários de Classe, das UC nas turmas dos CTIEM dos dois campi, em poucas abordagens, respectivamente, cinco e um nos conteúdos descritos; nas bibliografias inseridas e indicações de materiais bibliográficos sugeridas, não foram identificadas indicações, sugestões e menções, em nenhum dos três documentos; e, não evidenciaram, na maioria dos documentos, conteúdo acerca dos povos indígenas do Tocantins e, tampouco, dos povos indígenas Javaé. Conclui-se que a proposta de website, como ferramenta de apoio e colaboração didático-pedagógico, acerca de conteúdos informacionais e fontes bibliográficas relacionados à uma etnia indígena, é relevante para os campi Gurupi e Avançado Formoso do Araguaia do IFTO e demais campi, para e com a qual a comunidade escolar/acadêmica e externa (no caso dos não indígenas), dentro do processo de ensino-aprendizagem, se instrumentalize, na perspectiva do entendimento, compreensão, apreensão e conhecimento dos aspectos caracterizantes dos seus modos de vida e das tradições culturais e, especialmente, de seus saberes e conhecimentos, consequentemente, é viável na contribuição, de forma significativa, para ampliar o conhecimento sobre estes povos tão importantes na e para a cultura local, regional e estadual, mas também para a cultura nacional.
Abstract: Indigenous history and culture, with their characteristic aspects of ways of life and cultural traditions, in accordance with Law No. 11.645/2008, are themes that need to be included and highlighted in studies within the school curriculum of basic education, in both public and private educational institutions, as they are part of the cultural formation of the Brazilian population. The objective is to identify the inclusion and mention of indigenous history and culture in teaching programs of curriculum units of integrated high school basic education, throughout the school curriculum, in accordance with the programmatic content to be addressed and followed, as established in Law No. 11.645/2008. The research was characterized by a qualitative, applied approach, of a documentary nature with data collection through of teaching programs (course pedagogical projects, teaching plans, and class diaries), using subjective discourse in the analysis and interpretation of information. The results indicate the inclusion and mention of indigenous history and culture in curriculum units (CU) in the Pedagogical Projects of Integrated High School Technical Courses (CTIEM), at the researched campuses of IFTO, complying with the precepts established by Law No. 11.645/2008; they are presented in the Teaching Plans, in fewer than half of the CU in classes (ten syllabi and five scientific bases, out of 27 classes), of the CTIEM at the Gurupi Campus, and in most CU in classes (six syllabi and one scientific base, out of 9 classes), of the CTIEM at the Advanced Campus Formoso do Araguaia; they appear in the Class Diaries of CU in classes of the CTIEM at both campuses, in few approaches, respectively, five and one in the described contents; in the bibliographies included and suggested bibliographic materials, no indications, suggestions, or mentions were identified in any of the three documents; and, in most documents, content about the indigenous peoples of Tocantins and, likewise, the Javaé indigenous peoples were not evidenced. It is concluded that the proposal of a website, as a tool for didactic-pedagogical support and collaboration, regarding informational content and bibliographic sources related to an indigenous ethnicity, is relevant for the Gurupi and Advanced Formoso do Araguaia campuses of IFTO and other campuses, for and with which the school/academic and external community (in the case of non-indigenous people) can equip themselves, in the perspective of understanding, comprehension, apprehension, and knowledge of the characteristic aspects of their ways of life and cultural traditions, and especially their knowledge and understanding, consequently, it is feasible in contributing significantly to broaden knowledge about these peoples, so important in and for local, regional, and state culture, but also for national culture.
URI: http://hdl.handle.net/11612/7634
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação

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