Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/7629
Authors: MARQUES, Lisandra Sodré
metadata.dc.contributor.advisor: ABREU, Márcia Cristina Barreto Fernandes de
Title: O impacto da ansiedade nos alunos da Universidade e suas consequências na aprendizagem
Keywords: Ansiedade;Estudantes;Terapia Cognitivo Comportamental
Issue Date: 1-Nov-2024
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: MARQUES, Lisandra Sodré. O impacto da ansiedade nos alunos da Universidade e suas consequências na aprendizagem. 31 f. Monografia (Graduação) - Curso de Pedagogia, Universidade Federal do Tocantins, Arraias, 2024.
metadata.dc.description.resumo: É sabido por todos que o ambiente universitário, apesar de ser um espaço dedicado ao desenvolvimento intelectual, não está imune aos desafios psíquicos enfrentados pelos estudantes. A inserção dos jovens na academia é, na maioria das vezes, marcada por expectativas elevadas, novas responsabilidades, integrações sociais, mudanças substanciais no estilo de vida entre outros. Diante deste contexto o presente estudo tem como objetivo geral analisar os impactos do transtorno de ansiedade em estudantes universitários e como objetivos específicos se propôs a compreender as características da ansiedade, identificar as possíveis causas da ansiedade nos alunos da universidade especialmente nos cursos de Pedagogia bem como analisar medidas de intervenção e acompanhamento. A metodologia empregada consistiu na Revisão Bibliográfica de textos investigam diferentes aspectos da ansiedade no contexto universitário e o papel da Terapia Cognitivo Comportamental no tratamento dos estudantes de Pedagogia.
Abstract: It is known to everyone that the university environment, despite being a space dedicated to intellectual development, is not immune to the psychological challenges faced by students. The insertion of young people into academia is, in most cases, marked by high expectations, new responsibilities, social integrations, substantial changes in lifestyle, among others. Given this context, the present study's general objective is to analyze the impacts of anxiety disorder on university students and as specific objectives it was proposed to understand the characteristics of anxiety, identify the possible causes of anxiety in university students, especially in Pedagogy courses, as well as analyze intervention and monitoring measures. The methodology used consisted of the analysis of recent studies that investigate different aspects of anxiety in the university context and the role of Cognitive Behavioral Therapy in helping Pedagogy students.
URI: http://hdl.handle.net/11612/7629
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - Monografia Pedagogia - Lisandra Sodré Marques.pdf714.09 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.