Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11612/7623
Authors: | ARAÚJO, Andressa dos Santos |
metadata.dc.contributor.advisor: | VALADÃO, Erasmo Baltazar |
Title: | O processo de exclusão da educação formal para os trabalhadores de Arraias |
Keywords: | Alfabetização;Abandono;Educação Formal;Emancipação |
Issue Date: | 8-Dec-2023 |
Publisher: | Universidade Federal do Tocantins |
Citation: | ARAÚJO, Andressa dos Santos. O processo de exclusão da educação formal para os trabalhadores de Arraias. 31 f. Monografia (Graduação) - Curso de Pedagogia, Universidade Federal do Tocantins, Arraias, 2023. |
metadata.dc.description.resumo: | Este trabalho de pesquisa tem como finalidade contribuir para a oferta de uma educação de qualidade para a classe trabalhadora. Fundamentada em uma pesquisa bibliográfica e em uma pesquisa de campo, buscou refletir sobre a importância de garantir ao estudante adulto/idoso o acesso, a permanência e a conclusão de seus estudos. A partir da entrevista, foi possível colher informações e analisar os fatores que surgiram como obstáculos que levaram esses estudantes a não frequentar ou a não permanecer na escola na idade regular. O resultado dessa pesquisa foi muito satisfatório, haja vista que foi possível propor ações concretas para a implementação de estratégias que possibilitem a permanência desses estudantes no Projeto de Educação Popular, e assim possam realizar o tão sonhado desejo de se tornarem alfabetizados. |
Abstract: | The aim of this research is to contribute to the provision of quality education for the working class. Based on bibliographical research and field research, it sought to reflect on the importance of guaranteeing adult/elderly students access, permanence and completion of their studies. From the interview, it was possible to gather information and analyze the factors that emerged as obstacles that led these students not to attend or remain in school at the regular age. The results of this research were very satisfactory, as it was possible to propose concrete actions to implement strategies that will enable these students to remain in the popular education project, so that they can fulfill their dream of becoming literate. |
URI: | http://hdl.handle.net/11612/7623 |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC - Monografia Pedagogia - Andressa dos Santos Araujo.pdf | 610.98 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.