Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/7623
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorVALADÃO, Erasmo Baltazar-
dc.contributor.authorARAÚJO, Andressa dos Santos-
dc.date.accessioned2025-06-16T12:41:03Z-
dc.date.available2025-06-16T12:41:03Z-
dc.date.issued2023-12-08-
dc.identifier.citationARAÚJO, Andressa dos Santos. O processo de exclusão da educação formal para os trabalhadores de Arraias. 31 f. Monografia (Graduação) - Curso de Pedagogia, Universidade Federal do Tocantins, Arraias, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/7623-
dc.description.abstractThe aim of this research is to contribute to the provision of quality education for the working class. Based on bibliographical research and field research, it sought to reflect on the importance of guaranteeing adult/elderly students access, permanence and completion of their studies. From the interview, it was possible to gather information and analyze the factors that emerged as obstacles that led these students not to attend or remain in school at the regular age. The results of this research were very satisfactory, as it was possible to propose concrete actions to implement strategies that will enable these students to remain in the popular education project, so that they can fulfill their dream of becoming literate.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsAcesso livrept_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectAbandonopt_BR
dc.subjectEducação Formalpt_BR
dc.subjectEmancipaçãopt_BR
dc.titleO processo de exclusão da educação formal para os trabalhadores de Arraiaspt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.description.resumoEste trabalho de pesquisa tem como finalidade contribuir para a oferta de uma educação de qualidade para a classe trabalhadora. Fundamentada em uma pesquisa bibliográfica e em uma pesquisa de campo, buscou refletir sobre a importância de garantir ao estudante adulto/idoso o acesso, a permanência e a conclusão de seus estudos. A partir da entrevista, foi possível colher informações e analisar os fatores que surgiram como obstáculos que levaram esses estudantes a não frequentar ou a não permanecer na escola na idade regular. O resultado dessa pesquisa foi muito satisfatório, haja vista que foi possível propor ações concretas para a implementação de estratégias que possibilitem a permanência desses estudantes no Projeto de Educação Popular, e assim possam realizar o tão sonhado desejo de se tornarem alfabetizados.pt_BR
dc.publisher.campusArraiaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.cursoCURSO::ARRAIAS::PRESENCIAL::LICENCIATURA::PEDAGOGIApt_BR
dc.publisher.localArraiaspt_BR
dc.publisher.levelGraduaçãopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - Monografia Pedagogia - Andressa dos Santos Araujo.pdf610.98 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.