Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/7600
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAraújo, Gustavo Cunha de-
dc.contributor.authorConceição, Daniela Bento Nolêto da-
dc.date.accessioned2025-06-10T17:22:44Z-
dc.date.available2025-06-10T17:22:44Z-
dc.date.issued2024-12-10-
dc.identifier.citationCONCEIÇÃO, Daniela Bento Nolêto da. Percepção de estudantes do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfETP) a respeito do processo de submissão de protocolos de pesquisa ao Comitê de Ética em Pesquisa do IFTO do campus de Palmas na Plataforma Brasil. 2024. 138f. Dissertação (Mestrado em Profissional em Educação) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Educação, Palmas, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/7600-
dc.description.abstractThis work has the general objective of analyzing the perception of students from the Postgraduate Program in Professional and Technological Education at the Palmas Campus of the Federal Institute of Tocantins (IFTO) regarding the process of submitting research protocols involving human beings to the Research Ethics Committee (CEP) of the IFTO on Plataforma Brasil. An applied, descriptive and qualitative-quantitative research was carried out. The procedures involved bibliographic, documentary and field research, with the application of a questionnaire with 16 questions based on the objectives of the study. The questionnaire was administered in a virtual environment, using the free Google Forms platform, from September 29 to November 17, 2023. Data analysis was descriptive, followed by discussion of results and comparison with existing literature. The results revealed that, although students understand the role of the CEP, they submit the research protocol to meet institutional requirements. Furthermore, 98.2% of students faced difficulties during the research protocol submission process. These findings resulted in the development of a Teaching Guide as the final product of the research, with the aim of guiding and assisting researchers and the IFTO academic community in the process of submitting research protocols to the IFTO CEP on Plataforma Brasil.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectÉtica em pesquisa. Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos. Plataforma Brasil. Instituto Federal do Tocantins. Research ethics. Human Research Ethics Committee. Brazil Platform. Instituto Federal do Tocantinspt_BR
dc.titlePercepção de estudantes do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfETP) a respeito do processo de submissão de protocolos de pesquisa ao Comitê de Ética em Pesquisa do IFTO do campus de Palmas na Plataforma Brasilpt_BR
dc.description.resumoRESUMO Este trabalho tem como objetivo geral analisar a percepção dos estudantes do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica do Campus de Palmas do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) a respeito do processo de submissão de protocolos de pesquisa envolvendo seres humanos ao Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do IFTO na Plataforma Brasil. Foi realizada uma pesquisa aplicada, descritiva e quali-quantitativa. Os procedimentos envolveram pesquisa bibliográfica, documental e de campo, com a aplicação de um questionário de 16 questões baseadas nos objetivos do estudo. O questionário foi aplicado em ambiente virtual, por meio da plataforma gratuita Google Forms, no período de 29 de setembro a 17 de novembro de 2023. A análise dos dados foi descritiva, seguida pela discussão dos resultados e comparação com a literatura existente. Os resultados revelaram que, embora os estudantes compreendam o papel do CEP, eles realizam a submissão do protocolo de pesquisa para atender a exigências institucionais. Além disso, 98,2% dos estudantes enfrentaram dificuldades durante o processo de submissão do protocolo de pesquisa. Esses achados resultaram no desenvolvimento de um Guia Didático como produto final da pesquisa, com o objetivo de orientar e auxiliar os pesquisadores e a comunidade acadêmica do IFTO no processo de submissão de protocolos de pesquisa ao CEP do IFTO na Plataforma Brasil.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Daniela Bento Nolêto da Conceição - Dissertação.pdf9.96 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.