Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11612/7595
Autor(a): | Porto, Lázaro Caldeira |
Orientador: | Silva, Waldir Pereira da |
Título: | A utilização da música no processo ensino-aprendizagem no 9º ano da Escola Estadual José Francisco de Azevedo - Conceição-TO |
Palavras-chave: | Música;Ensino-aprendizagem;Educação musical |
Data do documento: | 28-Ago-2023 |
Editor: | Universidade Federal do Tocantins |
Citação: | PORTO, Lázaro Caldeira. A utilização da música no processo ensino-aprendizagem no 9º ano da Escola Estadual Coronel José Francisco de Azevedo. 55 f. Monografia (Graduação) - Curso de Licenciatura em Educação do Campo: Artes Visuais e Música, Universidade Federal do Tocantins, Arraias, 2023. |
Resumo: | O presente trabalho propõe-se a estudar sobre a utilização da música no processo ensino- aprendizagem no 9o ano do Colégio Estadual Coronel José Francisco de Azevedo – Conceição- TO. Para tanto, foram utilizados como métodos de coletas de dados a pesquisa bibliográfica e documental e a pesquisa de campo (qualitativa), com entrevistas semiestruturadas a três professores e o diretor da escola, além da observação participante. Os objetivos são: analisar as metodologias utilizadas para o ensino-aprendizagem em sala de aula; compreender como o ensino da música está presente no contexto da sala de aula; conhecer as potencialidades e desafios na utilização da música no aprendizado dos alunos; e verificar as contribuições da música no desenvolvimento da criatividade do aluno e sua atenção para com os conteúdos. A fundamentação teórica está baseada nas ideias de Bréscia (2003), Penna (2002), Loureiro (2007), Souza (2011), Lisboa (2005), Brito (2003), dentre outros. A partir das informações obtidas poder-se-á reconhecer a importância da música na escola pesquisada e a sua utilização como elemento facilitador da aprendizagem, bem como a importância da educação musical por meio da disciplina Arte. |
Abstract: | The present work proposes to study the use of music in the teaching-learning process in the 9th year (Elementary School II) of Colegio Estadual Coronel José Francisco in Azevedo – Conceição-TO. For this purpose, bibliographical and documentary research and field research (qualitative) were used as data collection methods, with semistructured interviews with three teachers and the school principal and participant observation. The objectives are: to analyze the methodologies used for teaching-learning in the classroom, to understand how the teaching of music is present in the context of the classroom, to know the potentialities and challenges in the use of music in the students' learning, to verify the contributions of music in the development of the student's creativity and attention to the contents. The theoretical foundation is based on the ideas of Bréscia (2003), Penna (2002), Loureiro (2007), Souza (2011), Lisboa (2005), Brito (2003), among others. From the information obtained, it will be possible to recognize the importance of music in the researched school, its use as a facilitating element of learning as well as the importance of music education through the discipline of Art. |
URI: | http://hdl.handle.net/11612/7595 |
Aparece nas coleções: | Educação do Campo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Monografia Educampo - Lázaro Caldeira Porto.pdf | 709.03 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.