Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11612/7585
Authors: | Sena, Júlya Crishtina Araújo de |
metadata.dc.contributor.advisor: | Souza, Janaína Augusta Neves de |
Title: | Evasão escolar e desigualdade educacional: reflexões a partir da realidade de uma escola no Tocantins |
Keywords: | Evasão escolar; Desigualdade educacional; Educação; Serviço Social |
Issue Date: | 5-Jun-2025 |
Publisher: | Universidade Federal do Tocantins |
Citation: | SENA, Júlya Crishtina Araújo de. Evasão escolar e desigualdade educacional: reflexões a partir da realidade de uma escola no Tocantins. 2025. 64f. Monografia (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Tocantins, Campus de Miracema, Miracema do Tocantins, 2025. |
metadata.dc.description.resumo: | A pesquisa analisou o papel do Assistente Social na redução da evasão escolar e na promoção da equidade educacional, entre os alunos do Ensino Fundamental II. A estratégia englobou um histórico da educação no Brasil, destacando os progressos e obstáculos constantes, além de enfatizar a educação como um direito básico assegurado pela Constituição de 1988. Constatou-se que aspectos como a desigualdade socioeconômica, infraestrutura inadequada e falta de políticas públicas efetivas afetam diretamente a continuidade dos estudantes na instituição de ensino. O abandono escolar espelha as disparidades sociais, perpetuando ciclos de exclusão e restringindo oportunidades futuras, particularmente em áreas como o Norte e Nordeste. O estudo também destacou o impacto do racismo estrutural, da privatização da educação e das condições dos docentes nesse contexto. A observação participante realizada na Escola Estadual Onesina Bandeira, em Miracema do Tocantins, no período de 2023/2 à 2024/2 expôs obstáculos reais para explicar a evasão escolar que estudantes enfrentam, incluindo questões financeiras, conflitos familiares e ausência de perspectivas futuras. A atuação da assistente social na instituição foi identificada como um fator crucial para o acolhimento e a permanência dos estudantes, mas reforçou-se a necessidade de um esforço conjunto entre escola, comunidade e políticas públicas mais efetivas, para a garantia da educação como direito social. O estudo concluiu que o enfrentamento da evasão escolar exige estratégias integradas, incluindo melhorias no sistema educacional, suporte às famílias e ações para reduzir desigualdades sociais, assegurando que mais alunos tenham acesso a uma formação contínua e de qualidade. |
Abstract: | The research analyzed the role of social workers in reducing school dropout rates and promoting educational equity among students in elementary school. The strategy included a history of education in Brazil, highlighting the progress and constant obstacles, in addition to emphasizing education as a basic right guaranteed by the 1988 Constitution. It was found that aspects such as socioeconomic inequality, inadequate infrastructure, and a lack of effective public policies directly affect students' continuity in educational institutions. School dropout reflects social disparities, perpetuating cycles of exclusion and restricting future opportunities, particularly in areas such as the North and Northeast. The study also highlighted the impact of structural racism, the privatization of education, and the conditions of teachers in this context. Participant observation carried out at the Onesina Bandeira State School, in Miracema do Tocantins, from 2023/2 to 2024/2 exposed real obstacles to explain the school dropout rates that students face, including financial issues, family conflicts, and a lack of future prospects. The role of the social worker in the institution was identified as a crucial factor in welcoming and retaining students, but the need for a joint effort between the school, community and more effective public policies to guarantee education as a social right was reinforced. The study concluded that tackling school dropout requires integrated strategies, including improvements in the education system, support for families and actions to reduce social inequalities, ensuring that more students have access to continuous and quality education. |
URI: | http://hdl.handle.net/11612/7585 |
Appears in Collections: | Serviço Social |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Júlya Crishtina Araújo de Sena - Monografia.pdf | 271.74 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.