Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/7517
Authors: Gomes, Rosilene Ferreira
metadata.dc.contributor.advisor: Carvalho, Márcio Bernardes de
Title: Formação de professores para educação infantil: associando pedagogia histórico-crítica e a teoria histórico-cultural na prática transformadora
Keywords: Formação de professores; Educação infantil; Teoria histórico-crítica; Teoria histórico-cultural
Issue Date: 22-May-2025
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: GOMES, Rosilene Ferreira. Formação de professores para educação infantil: associando pedagogia histórico-crítica e a teoria histórico-cultural na prática transformadora. 2025. 29f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Tocantins, Miracema do Tocantins, 2025.
metadata.dc.description.resumo: O tema principal desse trabalho é a formação de professores para educação infantil: uma análise na história da Educação Infantil no Brasil, e as contribuições da pedagogia histórico-crítica e da teoria histórico-cultural. A educação infantil é compreendida e defendida por muitos autores como a base para desenvolvimento integral da criança, sendo assim, a formação de professores para educação infantil não deve limitar a um simples aprendizado mecanizado de acúmulo estéril de técnicas, mas sim para conduzir por uma compreensão crítica e reflexiva dos métodos educativos sociais em que esses profissionais estão inseridos. As fontes utilizadas foram escolhidas a partir do critério da relevância para o meu tema. Para a escrita do trabalho foram selecionados os seguintes autores: Arruda e Barros (2020, 2021), Volpin (2022), Paschoal e Machado (2012). O trabalho foi desenvolvido por meio de uma pesquisa bibliográfica de acordo com o tema executado, a pesquisa apresenta discussões do ensino do trabalho pedagógico e a as dimensões da cultura e a independência de liberdade. A formação de professores para educação infantil na pedagogia histórico-crítica e teoria histórico-cultural é um tema necessário para a construção de práticas pedagógicas críticas e transformadoras para sua formação acadêmica. Ao longo da pesquisa foi analisada a história da educação infantil no Brasil, e analisando avanços que puderam contribuir promovendo que a criança fosse reconhecida pela constituição, como sujeito ativo e inserido na sociedade.
Abstract: The main theme of this work is the training of teachers for early childhood education: an analysis of the history of Early Childhood Education in Brazil, and the contributions of historical-critical pedagogy and historical-cultural theory. Early childhood education is understood and defended by many authors as the basis for the child's integral development, therefore, the training of teachers for early childhood education should not be limited to a simple mechanized learning of sterile accumulation of techniques, but rather to lead to a critical and reflective understanding of the social educational methods in which these professionals are inserted. The sources used were chosen based on the criteria of relevance to my topic. The following authors were selected to write the work: Arruda and Barros (2020, 2021), Volpin (2022), Paschoal and Machado (2012). The work was developed through bibliographical research according to the theme carried out, the research presents discussions on the teaching of pedagogical work and the dimensions of culture and freedom independence. The training of teachers for early childhood education in historical-critical pedagogy and historical-cultural theory is a necessary topic for the construction of critical and transformative pedagogical practices for their academic training. Throughout the research, the history of early childhood education in Brazil was analyzed, and analyzing advances that could contribute to promoting the child's recognition by the constitution, as an active subject and inserted in society.
URI: http://hdl.handle.net/11612/7517
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Rosilene Ferreira Gomes - Monografia.pdf402.72 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.