Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/7513
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCarvalho, Márcio Bernardes de-
dc.contributor.authorSantos, Leandra de Carvalho dos-
dc.date.accessioned2025-05-19T18:15:10Z-
dc.date.available2025-05-19T18:15:10Z-
dc.date.issued2025-05-19-
dc.identifier.citationSANTOS, Leandra de Carvalho dos. A história resumida da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a contribuição de Álvaro Vieira Pinto: reflexões críticas. 2025. 23f. Monografia (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Tocantins, Miracema do Tocantins, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/7513-
dc.description.abstractEste trabajo tiene como objetivo investigar la historia de la Educación de Jóvenes y Adultos – EJA, en Brasil y las contribuciones del autor brasileño, Álvaro Vieira Pinto, investigado en el libro Siete lecciones sobre la educación de adultos publicado por Editoras Cortez e Autores Associados en 1982. Elegimos como el título del trabajo La historia resumida de la Educación de Jóvenes y Adultos (EJA) y el aporte de Álvaro Vieira Pinto: Reflexiones críticas porque entendemos que no es posible que una tesis de graduación investigue y presente toda la historia de la Educación de Jóvenes. Personas y Adultos de este país continental que tiene una historia registrada desde la colonización. En la segunda parte del título traemos los aportes del autor para verificar cómo este libro, considerado por algunos investigadores un clásico de la educación brasileña, puede ayudarnos a leer la realidad desde la perspectiva de los intereses de la clase trabajadora. La tercera parte del título nos lleva al pensamiento crítico, que entendemos debe ser el sello distintivo de la investigación científica en el área de la educación, pues la crítica es la posibilidad de afirmar, o no, una tesis. Por lo tanto, definimos el problema de investigación como: ¿cuáles son las características de la Educación de Jóvenes y Adultos – EJA en Brasil y cuál es el aporte del libro Lecciones de Sete sobre educación de adultos, de Álvaro Vieira Pinto? El objetivo general de la investigación es identificar las características de la Educación de Jóvenes y Adultos – EJA en Brasil y la contribución del libro Siete Lecciones sobre Educación de Adultos, de Álvaro Vieira Pinto, a la perspectiva de la clase trabajadora. Como objetivos específicos tenemos: a) Presentar críticamente un breve resumen de la historia de la Educación de Jóvenes y Adultos – EJA en Brasil; y b) analizar críticamente el aporte de Álvaro Vieira Pinto a través de la lectura del libro Lecciones de Sete sobre educación de adultos. Los autores principales que se utilizarán en esta investigación son, centralmente, Álvaro Vieira Pinto y Thyeles Borcarte Strelhow, se utilizarán otros autores de forma complementaria.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsAcesso livrept_BR
dc.subjectEducação; Educação de adultos; Educação de Jovens e Adultos - EJA; Álvaro Vieira Pinto.pt_BR
dc.titleA história resumida da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a contribuição de Álvaro Vieira Pinto: reflexões críticaspt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo pesquisar sobre a história da Educação de Jovens e Adultos – EJA, no Brasil e as contribuições de um autor brasileiro, Álvaro Vieira Pinto, pesquisadas no livro Sete lições sobre educação de adultos publicado pelas Editoras Cortez e Autores Associados em 1982. Elegemos como título do trabalho A história resumida da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a contribuição de Álvaro Vieira Pinto: Reflexões críticas por entender que não é possível que um trabalho de conclusão de graduação possa pesquisar e apresentar toda a história da Educação de Jovens e Adultos neste país continental que possui uma história registrada desde a colonização. Na segunda parte do título trazemos as contribuições do autor para verificar como este livro, considerado por alguns pesquisadores um clássico da educação brasileira, pode nos auxiliar em uma leitura da realidade na perspectiva dos interesses da classe trabalhadora. A terceira parte do título nos remete ao pensamento crítico que entendemos deve ser a marca de uma pesquisa científica na área da educação, pois a crítica é a possibilidade de afirmar, ou não, uma tese. Sendo assim delimitamos como problema de pesquisa: quais são as características da Educação de Jovens e Adultos – EJA no Brasil e qual a contribuição do livro Sete lições sobre educação de adultos, de Álvaro Vieira Pinto? O objetivo geral da pesquisa é identificar as características da Educação de Jovens e Adultos – EJA no Brasil e a contribuição do livro Sete lições sobre educação de adultos, de Álvaro Vieira Pinto para a perspectiva da classe trabalhadora. Como objetivos específicos temos: a) Apresentar criticamente um breve resumo da história da Educação de Jovens e Adultos – EJA no Brasil; e b) Analisar criticamente a contribuição de Álvaro Vieira Pinto através da leitura do livro Sete lições sobre educação de adultos. Os principais autores que serão utilizados nesta pesquisa são, centralmente, Álvaro Vieira Pinto e Thyeles Borcarte Strelhow, serão utilizados outros autores de forma complementar.pt_BR
dc.publisher.campusMiracemapt_BR
dc.subject.cnpqPedagogia; Ciências Humanas; Graduação; Miracema.pt_BR
dc.publisher.cursoPedagogiapt_BR
dc.publisher.localMiracemapt_BR
dc.publisher.levelGraduaçãopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Leandra de Carvalho dos Santos - Monografia.pdf428.46 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.