Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11612/7506
Autor(a): | Putencio, Lydia Araújo |
Orientador: | Souza, Adriano Junio Moreira da |
Título: | A influência das emoções no desenvolvimento cognitivo e na aprendizagem infantil |
Palavras-chave: | Aprendizagem; Emoções; Biopsicossocial; Desenvolvimento. |
Data do documento: | 13-Mai-2025 |
Editor: | Universidade Federal do Tocantins |
Citação: | PUTENCIO, Lydia Araújo. A influência das emoções no desenvolvimento cognitivo e na aprendizagem infantil. 2023. 39f. Monografia (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Tocantins, Miracema do Tocantins, 2025. |
Resumo: | O presente artigo aborda a conexão entre a aprendizagem e as emoções, apresentando uma visão biopsicossocial e explorando como os processos cognitivos são influenciados por aspectos biológicos, psicológicos e sociais. É exposto as raízes biológicas das emoções, bem como o processo neuropsicológico da aprendizagem. A abordagem biopsicossocial integra diversas teorias, entre elas a teoria do apego proposta por John Bowlby e a zona de desenvolvimento proximal apresentada por Lev Vygotsky, enfatizando a importância das interações sociais e das relações afetivas no desenvolvimento cognitivo e emocional. Esse enfoque integral busca ampliar a compreensão da aprendizagem, considerando o sujeito como um todo. |
Abstract: | This article addresses the connection between learning and emotions, presenting a biopsychosocial view and exploring how cognitive processes are influenced by biological, psychological and social aspects. The biological roots of emotions are exposed, as well as the neuropsychological process of learning. The biopsychosocial approach integrates various theories, including the attachment theory proposed by John Bowlby and the zone of proximal development presented by Lev Vygotsky, emphasizing the importance of social interactions and affective relationships in cognitive and emotional development. This holistic approach seeks to broaden the understanding of learning, considering the subject as a whole. |
URI: | http://hdl.handle.net/11612/7506 |
Aparece nas coleções: | Psicologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Lydia Araújo Putencio - Monografia.pdf | 509.41 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.