Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/7483
Authors: Santos, Ana Carolina da Silva
metadata.dc.contributor.advisor: Moura-Bento, Kethlen Leite de
Title: Os jogos de papéis sociais como atividade lúdica no desenvolvimento das funções psicológicas superiores
Keywords: Jogo de papéis sociais; Desenvolvimento infantil; Teoria histórico-cultural; Aprendizagem.
Issue Date: 24-Apr-2025
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: SANTOS, Ana Carolina da Silva. Os jogos de papéis sociais como atividade lúdica no desenvolvimento das funções psicológicas superiores. 2025. 23f. Artigo de graduação (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Tocantins, Campus de Miracema, Miracema do Tocantins, 2025.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho de conclusão de curso aborda os jogos de papéis sociais como uma atividade lúdica indispensável para o desenvolvimento das funções psicológicas superiores na infância, com foco na idade pré-escolar. Fundamentado na teoria histórico-cultural, o estudo destaca a importância do brincar como ferramenta pedagógica que promove a interação social, a mediação e a aprendizagem. O problema de pesquisa parte-se: de que forma os jogos de papéis sociais influenciam e afetam o desenvolvimento cognitivo infantil, considerando seus impactos nas habilidades sociais, emocionais e no aprendizado? A justificativa destaca a relevância dessas práticas, que promovem a mediação como pilar do processo de aprendizagem e proporcionam às crianças oportunidades de construir significados de forma colaborativa. O objetivo geral é analisar como os jogos de papéis sociais influenciam o desenvolvimento das funções psicológicas superiores, sendo desdobrado em objetivos específicos, como compreender o processo de desenvolvimento humano em relação à aprendizagem, investigar a natureza dos jogos de papéis sociais enquanto atividade lúdica e analisar a relação entre o lúdico e o desenvolvimento psíquico infantil. A metodologia adotada foi de caráter bibliográfico, apoiada em obras de Vygotsky (2010, 1991), Leontiev (2004, 2010), Elkonin (2009) e Kishimoto (2008), além de artigos científicos que exploram a contribuição do lúdico no contexto educacional. A partir da revisão bibliográfica, observou-se que os jogos de papéis sociais, enquanto atividades principais na infância se ampliam habilidades como memória, pensamento, linguagem e imaginação, ao mesmo tempo, em que favorecem a internalização de regras sociais e a construção da autonomia infantil. Essas práticas contribuem para o desenvolvimento integral da criança, estabelecendo um vínculo entre o mundo interno e as demandas do meio social, promovendo aprendizado de forma contextualizada e significativa. Por fim, conclui-se que os jogos de papéis sociais são fundamentais para o desenvolvimento das funções psicológicas superiores, estimulando não apenas habilidades cognitivas, mas também a internalização de normas culturais. Dessa forma, sua integração ao processo educativo e social da criança é imprescindível. Além disso, ressalta-se a importância do lúdico no planejamento escolar, visto que oferece uma oportunidade de potencializar a aprendizagem e o desenvolvimento.
Abstract: This final paper addresses social role-playing games as an essential playful activity for the development of higher psychological functions in childhood, with a focus on preschool age. Based on historical-cultural theory, the study highlights the importance of play as a pedagogical tool that promotes social interaction, mediation, and learning. The research problem is: how do social role-playing games influence and affect children's cognitive development, considering their impact on social, emotional, and learning skills? The justification highlights the relevance of these practices, which promote mediation as a pillar of the learning process and provide children with opportunities to construct meanings collaboratively. The general objective is to analyze how social role-playing games influence the development of higher psychological functions, being broken down into specific objectives, such as understanding the process of human development in relation to learning, investigating the nature of social role-playing games as a playful activity, and analyzing the relationship between play and children's psychological development. The methodology adopted was bibliographical, supported by works by Vygotsky (1991,2010), Leontiev (2004,2010), Elkonin (2009) and Kishimoto (2008), as well as scientific articles that explore the contribution of play in the educational context. Based on the bibliographic review, it was observed that social role-playing games, as the main activities in childhood, expand skills such as memory, thought, language and imagination, while at the same time favoring the internalization of social rules and the construction of children's autonomy. These practices contribute to the integral development of the child, establishing a link between the internal world and the demands of the social environment, promoting learning in a contextualized and meaningful way. Finally, it is concluded that social role-playing games are fundamental for the development of higher psychological functions, stimulating not only cognitive skills, but also the internalization of cultural norms. Thus, their integration into the child's educational and social process is essential. Furthermore, the importance of play in school planning is highlighted, as it offers an opportunity to enhance learning and development.
URI: http://hdl.handle.net/11612/7483
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