Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/7409
Authors: Silva, Iraci Ferreira Lima
metadata.dc.contributor.advisor: Ferreira, Mônica Suelen
Title: Ensino e aprendizagem dos sólidos geométricos: corpos redondos nos anos iniciais do ensino fundamental
Keywords: Corpos redondos;Geometria espacial;Anos iniciais do ensino fundamental
Issue Date: 30-Jun-2023
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: LIMA, Iraci Ferreira. Ensino e aprendizagem dos sólidos geométricos: corpos redondos nos anos iniciais do ensino fundamental. 59 f. Monografia (Graduação) - Curso de Licenciatura em Matemática, Universidade Federal do Tocantins, Arraias, 2023.
metadata.dc.description.resumo: Neste trabalho, apresentamos os resultados de uma pesquisa qualitativa que teve como objetivo descrever as potencialidades de uma abordagem para o ensino dos corpos redondos, ou seja, cone, esfera e cilindro de forma que os alunos dos anos iniciais do ensino fundamental possam compreender as características e elementos constitutivos destes e da planificação das referidas figuras espaciais. Observamos algumas dificuldades enfrentadas pelos alunos no estudo da geometria espacial e na compreensão dos sólidos geométricos. Para embasar nosso estudo, utilizamos as competências e habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e outros documentos de orientações curriculares, além dos conceitos de Bozza (2015), que enfoca o uso de materiais manipuláveis no ensino de matemática. Propusemos, então, uma oficina para ensinar sobre corpos redondos nesse nível de ensino. A oficina foi desenvolvida e analisada com alunos do 3o ano do ensino fundamental em uma escola particular em Arraias, no estado de Tocantins. Com análise das respostas de um questionário preenchido pela turma após a realização das atividades na oficina, constatamos uma melhoria na compreensão das ideias relacionadas aos corpos redondos, características da geometria. Os alunos demonstraram motivação para aprofundar seus conhecimentos em geometria espacial, especialmente no que diz respeito aos corpos redondos, através de oficinas que utilizam materiais manipulativos. Porém esses resultados evidenciam a valorização da oficina proposta para aprimorar a compreensão do estudo, envolvendo tanto os professores quanto os alunos.
Abstract: In this work, we present the results of a qualitative research that aimed to describe the potential of an approach to teaching round bodies, that is, cone, sphere and cylinder so that students in the early years of elementary school can understand the characteristics and constituent elements of these and the planning of the aforementioned spatial figures. We observed some difficulties faced by students in the study of spatial geometry and in the understanding of geometric solids. To base our study, we used the competencies and skills of the National Common Curricular Base (BNCC) and other curricular guidance documents, in addition to the concepts of Bozza (2015), which focuses on the use of manipulable materials in mathematics teaching. We therefore proposed a workshop to teach about round bodies at this teaching level. The workshop was developed and analyzed with students in the 3rd year of elementary school in a private school in Arraias, in the state of Tocantins. Analyzing the answers to a questionnaire completed by the class after carrying out the activities in the workshop, we found an improvement in the understanding of ideas related to round bodies, characteristics of geometry. Students demonstrated motivation to deepen their knowledge in spatial geometry, especially with regard to round bodies, through workshops that use manipulative materials. However, these results show the appreciation of the proposed workshop to improve the understanding of the study, involving both teachers and students.
URI: http://hdl.handle.net/11612/7409
Appears in Collections:Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - Monografia Matemática - Iraci Ferreira Lima Silva.pdf2.08 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.