Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/7331
Authors: Ribeiro, Antônia Aparecida Araújo
metadata.dc.contributor.advisor: Silva, Vera Lúcia Aires Gomes da
Title: Metodologias aplicadas no ensino de Geografia no 9º ano do Ensino Fundamental no Colégio Estadual Ana Macedo Maia - Porto Nacional-TO
Keywords: Metodologias diferenciadas;Ensino Fundamental;Geografia;Professor;Escola;Pandemia;Differentiated methodologies;Elementary School;Geography;Teacher;School;Pandemic
Issue Date: 14-Jan-2025
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: RIBEIRO, Antônia Aparecida Araújo. Metodologias aplicadas no ensino de Geografia no 9º ano do Ensino Fundamental no Colégio Estadual Ana Macedo Maia - Porto Nacional-TO. 2020. 22 f. TCC (Graduação) - Curso de Geografia (Licenciatura), Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, 2024.
metadata.dc.description.resumo: O ensino-aprendizagem de qualquer disciplina escolar está diretamente ligado à utilização de metodologias, ou seja, de caminhos que ajudem os estudantes a adquirir experiências e conhecimentos acerca do mundo em que vivem. O presente artigo promove uma reflexão sobre as metodologias aplicadas no Ensino de Geografia no 9o ano do Ensino Fundamental na Escola Estadual Ana Macedo Maia em Porto Nacional-TO, tendo em vista a necessidade de superar o modelo tradicional de ensino centrado no professor. Para o desenvolvimento do estudo devido o momento da pandemia do covid-19 a metodologia utilizada foi à pesquisa bibliográfica e de campo com aplicação do questionário online aos alunos e professores enviado e respondido através de e-mail.
Abstract: The teaching-learning of any school subject is directly linked to the use of methodologies, that is, of ways that help students to acquire experiences and knowledge about the world in which they live. This article promotes a reflection on the methodologies applied in the Teaching of Geography in the 9th grade of Elementary School at the Ana Macedo Maia State School, in view of the need to overcome the traditional model of teaching centered on the teacher. For the development of the study due to the time of the covid-19 pandemic, the methodology used was bibliographic and field research with the application of an online questionnaire to students and teachers sent and answered by e-mail.
URI: http://hdl.handle.net/11612/7331
Appears in Collections:Geografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Antônia Aparecida Araújo Ribeiro - Artigo.pdf942.14 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.