Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/7331
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSilva, Vera Lúcia Aires Gomes da-
dc.contributor.authorRibeiro, Antônia Aparecida Araújo-
dc.date.accessioned2025-01-14T13:19:56Z-
dc.date.available2025-01-14T13:19:56Z-
dc.date.issued2025-01-14-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Antônia Aparecida Araújo. Metodologias aplicadas no ensino de Geografia no 9º ano do Ensino Fundamental no Colégio Estadual Ana Macedo Maia - Porto Nacional-TO. 2020. 22 f. TCC (Graduação) - Curso de Geografia (Licenciatura), Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/7331-
dc.description.abstractThe teaching-learning of any school subject is directly linked to the use of methodologies, that is, of ways that help students to acquire experiences and knowledge about the world in which they live. This article promotes a reflection on the methodologies applied in the Teaching of Geography in the 9th grade of Elementary School at the Ana Macedo Maia State School, in view of the need to overcome the traditional model of teaching centered on the teacher. For the development of the study due to the time of the covid-19 pandemic, the methodology used was bibliographic and field research with the application of an online questionnaire to students and teachers sent and answered by e-mail.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsAcesso livre.pt_BR
dc.subjectMetodologias diferenciadaspt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectDifferentiated methodologiespt_BR
dc.subjectElementary Schoolpt_BR
dc.subjectGeographypt_BR
dc.subjectTeacherpt_BR
dc.subjectSchoolpt_BR
dc.subjectPandemicpt_BR
dc.titleMetodologias aplicadas no ensino de Geografia no 9º ano do Ensino Fundamental no Colégio Estadual Ana Macedo Maia - Porto Nacional-TOpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoO ensino-aprendizagem de qualquer disciplina escolar está diretamente ligado à utilização de metodologias, ou seja, de caminhos que ajudem os estudantes a adquirir experiências e conhecimentos acerca do mundo em que vivem. O presente artigo promove uma reflexão sobre as metodologias aplicadas no Ensino de Geografia no 9o ano do Ensino Fundamental na Escola Estadual Ana Macedo Maia em Porto Nacional-TO, tendo em vista a necessidade de superar o modelo tradicional de ensino centrado no professor. Para o desenvolvimento do estudo devido o momento da pandemia do covid-19 a metodologia utilizada foi à pesquisa bibliográfica e de campo com aplicação do questionário online aos alunos e professores enviado e respondido através de e-mail.pt_BR
dc.publisher.campusTocantinópolispt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApt_BR
dc.publisher.cursoCURSO::PORTO NACIONAL::PRESENCIAL::LICENCIATURA::GEOGRAFIApt_BR
dc.publisher.localPorto Nacionalpt_BR
dc.publisher.levelGraduaçãopt_BR
Appears in Collections:Geografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Antônia Aparecida Araújo Ribeiro - Artigo.pdf942.14 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.