Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/7275
Autor(a): Almeida, Sebastião Gonçalves de
Orientador: Souza, Neila Nunes de
Título: O silenciamento da Literatura indígena nos livros didáticos do 9º ano do ensino fundamental e do 3° ano do ensino médio
Palavras-chave: Silenciamento;Literatura indígena;Livro didático;Ensino Fundamental;Ensino Médio;Muting;Indigenous Literature;Textbook. Elementary;School;High school
Data do documento: 12-Dez-2022
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: ALMEIDA, Sebastião Gonçalves de. O silenciamento da Literatura indígena nos livros didáticos do 9º ano do ensino fundamental e do 3° ano do ensino médio. 2022. 24 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras-Língua Portuguesa e Suas Respectivas Literaturas, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, 2022.
Resumo: A questão do indígena foi negligenciada na história do Brasil. Os indígenas eram vistos como do passado e que sua sobrevivência, quando admitida, era apenas física, já que esses povos deveriam ser integrados a sociedade nacional. A produção textual apresenta-se como objetivo geral analisar a Literatura Indígena nos livros didáticos do 9º ano do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio no colégio Professor Florêncio Aires na cidade de Porto Nacional- TO. Trata-se de uma pesquisa qualitativa descritiva bibliográfica. Para que os estudantes brasileiros da educação básica tivessem conhecimento das histórias e culturas indígenas, foi promulgada a Lei nº 11.645. A referida lei modificou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional tornando obrigatório incluir na grade curricular oficial de toda a rede de ensino da educação básica a temática história e cultura afro-brasileira e indígena. Com essa lei, os livros didáticos enfatizaram com maior valor o papel do indígena na história do Brasil, dando destaque a sua atuação, sua história e cultura, porém ainda estão distantes de apresentar modificações profundas como almejam os povos indígenas.
Abstract: The study of the indigenous question has been neglected in the history of Brazil. Indigenous peoples were seen as belonging to the past and that their survival, when admitted, was only physical, since these peoples should be integrated into national society. The textual production presents itself as a general objective to analyze the Indigenous Literature in the textbooks of the 9th year of Elementary School and the 3rd year of High School at Professor Florêncio Aires College in the city of Porto Nacional-TO. This is a qualitative descriptive bibliographic research. In order for Brazilian students of basic education to have knowledge of indigenous histories and cultures, Law nº 11,645 was enacted. This law modified the National Education Guidelines and Bases Laws, making it mandatory to include Afro- Brazilian and indigenous history and culture in the official curriculum of the entire basic education teaching network. With this law, textbooks emphasized with greater value the role of the Indian in the history of Brazil, highlighting their performance by highlighting their history and culture, but they are still far from presenting profound changes as the indigenous peoples aim for.
URI: http://hdl.handle.net/11612/7275
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