Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/7266
Authors: Santos, Cintia Gama dos
metadata.dc.contributor.advisor: Araujo, Rubra Pereira de
Title: Educação literária: desafios e possibilidades na formação do leitor de literatura infantil e juvenil
Keywords: Ensino;Metodologias;Literatura infantil;Literatura juvenil;Teaching;Methodologies;Children's literature;Youth literature
Issue Date: 12-Dec-2023
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: SANTOS, Cintia Gama dos. Educação literária: desafios e possibilidades na formação do leitor de literatura infantil e juvenil. 2023. 32 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, 2023.
metadata.dc.description.resumo: Este artigo tem como temática central os desafios e as possibilidades metodológicas na formação de leitores de literatura infantil e juvenil (LIJ). A decisão em investigar sobre tal temática foi despertada a partir dos resultados obtidos com a realização do Estágio Supervisionado em uma escola pública estadual localizada na parte central de Porto Nacional. Para tanto, o percurso metodológico realizado foi bibliográfico e documental, com abordagem qualitativa do tipo descritiva. Assim, a relevância acadêmica desta produção visa ser um suporte teórico para outros pesquisadores interessados na mesma temática, contribuindo com a ampliação de propostas metodológicas direcionadas ao ensino formal de LIJ, considerando as ferramentas tecnológicas digitais de informação e de comunicação disponíveis, tendo em vista que temos como recorte temporal uma sociedade contemporânea midiática, demonstrando a necessidade da implementação de uma educação literária significativa sobretudo, voltada para o desenvolvimento de competências e habilidades de idiossincrasias dos sujeitos em uma perspectiva de valorização da sensibilidade humana.
Abstract: This article's central theme is the challenges and methodological possibilities of teaching children's and young people's literature (LIJ). The decision to investigate this topic was sparked by the results obtained from carrying out the Supervised Internship in a state public school located in the central part of Porto Nacional. To this end, the methodological path carried out consisted of bibliographic and documentary, with a qualitative, descriptive approach. Thus, the academic relevance of this production aims to provide theoretical support for other researchers interested in the same topic, contributing to the expansion of methodological proposals aimed at formal LIJ teaching, considering the digital technological information and communication tools available, bearing in mind that We have a contemporary media society as a time frame, demonstrating the need to implement a significant literary education, above all, aimed at developing the subjects' idiosyncrasy skills and abilities from a perspective of valuing human sensitivity.
URI: http://hdl.handle.net/11612/7266
Appears in Collections:Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Cintia Gama dos Santos - TCC.pdf603.19 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.