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http://hdl.handle.net/11612/7260
Autor(a): | SILVA, Vilma Dias da |
Orientador: | SOUZA, Lucas Barbosa e |
Título: | O Jogo do clima como ferramenta para o Ensino de Geografia |
Palavras-chave: | Jogos didáticos;Recursos didáticos;Climatologia;Geografia;Didactic games;Didactic resources;Climatology;Geography |
Data do documento: | 3-Dez-2024 |
Editor: | Universidade Federal do Tocantins |
Citação: | SILVA, Vilma Dias da et al. O Jogo do Clima Como Ferramenta Para o Ensino de Geografia. 2023. 41 f. TCC (Doutorado) - Curso de Geografia, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, 2023. |
Resumo: | A relevância em estudar Geografia está relacionada à necessidade de se conhecer o espaço geográfico e de preparar o aluno para uma leitura crítica da produção social do espaço e para entender o mundo em que vive. Isso inclui a compreensão do clima e do seu significado geográfico para diferentes lugares. Para o ensino de Geografia, incluindo os seus objetos que envolvem o clima, os jogos didáticos podem representar uma estratégia válida. Assim, o objetivo do artigo é construir o Jogo do Clima e realizar o seu emprego inicial, em caráter de teste, para uma turma do 6o ano do ensino fundamental, no âmbito do estágio obrigatório do Curso de Licenciatura em Geografia. A metodologia empregada envolveu um levantamento bibliográfico sobre o uso de jogos didáticos e sobre o ensino de Geografia, com ênfase nos conteúdos que envolvem o clima. Em seguida, foi propostaa construção de um jogo de tabuleiro nomeado “Jogo do Clima”, em caráter experimental. Após a construção do jogo, com perguntas e respostas, foi realizado umteste com alunos de uma turma de 6o ano da Escola Estadual Marechal Artur da Costa e Silva, em Porto Nacional, Tocantins. Percebeu-se que o Jogo do Clima, nessa versão inicial, foi bem aceito pelo grupo (estudantes e professor) e possui potencial como recurso didático, permanecendo aberto a ajustes e aperfeiçoamentos à medidaem que for sendo testado e utilizado em diferentes situações. Esperamos que ajude adespertar o interesse dos estudantes pelo clima em suas múltiplas interfaces no campo da Geografia escolar e do próprio cotidiano. |
Abstract: | The relevance of studying Geography is related to the need to know thegeographic space and prepare the student for a critical reading of the social productionof space and understand the world in which they live. This includes understanding climate and its geographic significance for different places. For teaching Geography, including its objects involving climate, didactic games can represent a valid strategy. Thus, the objective of the article is to build the Climate Game and carry out its initial use, on a test basis, for a 6th year elementary school class, within the scope of the mandatory internship of the Geography Degree Course. The methodology used was a bibliographical survey on the use of didactic games and the teaching of Geography, with an emphasis on content involving the climate. Next, it was proposed to build a board game called “Climate Game”, on an experimental basis. After building the game, with questions and answers, a test was carried out with students from a 6th year class at Escola Estadual Marechal Artur da Costa e Silva, in Porto Nacional, Tocantins, Brazil. It was noticed that the Climate Game, in this initial version, was well accepted by the group (students and teacher) and has potential as a teaching resource, remaining open to adjustments and improvements as it is tested and used in different situations. We hope it helps to awaken students’ interest in climate in its multiple interfaces in the field of school Geography and in their daily lives. |
URI: | http://hdl.handle.net/11612/7260 |
Aparece nas coleções: | Geografia |
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