Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/7247
Autor(a): CORRÊA, Luciana De Araújo
Orientador: Barbosa, Alessandro Tomaz
Título: As Tecnologias de Informação e Comunicação Móveis e Sem Fio no Ensino de Ciências na Perspectiva dos Alunos no Contexto Amazônico.
Palavras-chave: Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação;TIMS;Ensino de Biologia;Processo de Ensino-Aprendizagem e Percepção dos estudantes
Data do documento: 2-Dez-2024
Citação: CORRÊA, Luciana De Araújo. As Tecnologias de Informação e Comunicação Móveis e Sem Fio no Ensino de Ciências na Perspectiva dos Alunos no Contexto Amazônico.2023.87f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática.PPGecim ) Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2023.
Resumo: A relevância das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no âmbito educacional é observada pela vasta literatura que traz reflexões sobre o processo de ensino aprendizagem de Ciências e Biologia a partir de sua utilização. A maioria desses estudos são voltados para percepção, formação e/ou prática docente. Nesse sentido, esta pesquisa tem como objetivo compreender as implicações do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação Móveis e Sem Fio (TIMS) no ensino de Biologia na Escola Estadual Indígena Professor Luiz Gonzaga de Souza Filho do município de Codajás – AM. Para alcançar esse propósito, utilizamos a abordagem qualitativa. Inicialmente, analisamos os sentidos sobre as TDIC na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Médio. Em seguida, realizamos questionários e entrevistas com 30 (trinta) estudantes da 3ª série, do Ensino Médio, da referida escola. O intuito foi investigar nos relatos dos estudantes como foram as experiências em relação ao uso das TIMS na escola e, mais especificamente, nas aulas de Biologia. Para analisar as informações recolhidas pelos instrumentos de pesquisa adotamos a Análise Textual Discursiva (ATD), que é um referencial teórico e metodológico brasileiro fundamentada por Moraes e Galiazzi (2014). Como resultado deste trabalho, na BNCC, evidenciamos um enfoque ao uso das TDIC para o desenvolvimento de grande parte das competências e habilidades para o Ensino de Ciências e suas Tecnologias para o Ensino Médio. Em seguida, por meio da ATD, percebemos que os discentes reconhecem o potencial do processo de ensino-aprendizagem por meios da utilização das TDIC e das TIMS no Ensino de Biologia. Os discentes apresentam como aspecto negativo dessa utilização a desigualdade no acesso ao celular para participar das atividades, pois alguns não possuíam o aparelho. Associado a isso, eles apresentaram também em suas falas, que não ter dados móveis (internet) dificultou a utilização para baixar e utilizar os aplicativos (App). Dessa forma, consideramos que apesar de reconhecer a potencialidade que as TIMS representam no Ensino de Biologia, torna-se necessário ponderar sobre o contexto dos estudantes. Dessa forma, consideramos que é indispensável refletir sobre as possibilidades e implicações que se mostraram nesse estudo, mais especificamente nas questões de desigualdade social, nas diferentes oportunidades para acessar as mídias digitais e na diversidade de contextos escolares.
Abstract: The relevance of Digital Information and Communication Technologies (DICT) in the educational context is observed through the vast literature that reflects on the teaching-learning process of Science and Biology from their use. Most of these studies focus on perception, training, and/or teaching practice. In this sense, this research aims to understand the implications of using Mobile and Wireless Information and Communication Technologies (MWICT) in Biology teaching at the Indigenous State School Professor Luiz Gonzaga de Souza Filho in the municipality of Codajás – AM. To achieve this purpose, we used a qualitative approach. Initially, we analyzed the meanings of DICT in the area of Natural Sciences and their Technologies present in the National Common Curricular Base (BNCC) for High School. Then, we conducted questionnaires and interviews with 30 (thirty) students from the 3rd grade of high school at the mentioned school. The aim was to investigate the students' reports on their experiences regarding the use of MWICT in the school and, more specifically, in Biology classes. To analyze the information collected by the research instruments, we adopted the Discursive Textual Analysis (DTA), which is a Brazilian theoretical and methodological reference founded by Moraes and Galiazzi (2014). As a result of this work, in the BNCC, we highlighted a focus on the use of DICT for the development of most of the competencies and skills for Science Teaching and its Technologies for High School. Then, through the DTA, we realized that the students recognize the potential of the teaching-learning process through the use of DICT and MWICT in Biology Teaching. The students present as a negative aspect of this use the inequality in access to mobile phones to participate in the activities, as some did not own the device. Associated with this, they also mentioned in their statements that not having mobile data (internet) made it difficult to download and use the applications (App). Thus, we consider that despite recognizing the potential that MWICT represents in Biology Teaching, it is necessary to ponder about the context of the students. In this way, we consider it indispensable to reflect on the possibilities and implications shown in this study, more specifically on the issues of social inequality, the different opportunities to access digital media, and the diversity of school contexts
URI: http://hdl.handle.net/11612/7247
Aparece nas coleções:Mestrado em em Ensino de Ciências e Matemática (PPGecim)

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