Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/7225
Autor(a): Santos, Gleibiane Ribeiro dos
Orientador: Azevedo, Maria da Glória de Castro
Título: A literatura infantil e a formação do leitor crítico: uma abordagem identitária em o cabelo de lelê, de Valéria Belém
Palavras-chave: Literatura infantil;Formação do leitor;Literatura;Criticidade;Children’s literature;Reader training;Literature;Criticality
Data do documento: 12-Dez-2023
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: SANTOS, Gleibiane Ribeiro dos. A literatura infantil e a formação do leitor crítico: uma abordagem identitária em o cabelo de lelê, de Valéria Belém. 2023. 30 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, 2023.
Resumo: O presente artigo tem como objetivo principal estudar acerca da literatura infantil e a formação do leitor crítico a partir da discussão em torno da importância do desenvolvimento da leitura na Educação Infantil, no processo de aquisição e interesse pela leitura. A formação de um sistema literário infantil tem suas raízes ainda nos séculos passados e passa a ser mais consistente a partir do século XIX, e se consolida a partir do século XX. A literatura contribui na fase infantil quando acontece o primeiro contato da criança com a linguagem, e por ora, com a leitura e o mundo imaginário, para a formação do leitor crítico. Em O cabelo de Lelê, o livro aborda sobre a criança, a curiosidade de se entender e mostrar que essa criança (Lelê) é uma leitora. Além de trazer a reflexão acerca da importância da literatura como compreensão de mundo pelos olhos da criança. Lelê não entendia o porquê o cabelo dela era tão cheio de cachos, e a leitura foi capaz de mostrar a ela a resposta para o seu questionamento. A metodologia do artigo se pauta na pesquisa bibliográfica. A escolha do tema partiu das reflexões da obra da escritora Valéria Belém, O cabelo de Lelê (2012), de Valéria Belém. Dentre os principais teóricos cita- se: Lev Vygotsky (2000), Paulo Freire (1989), Spósito e Silva (2014), Coelho (1981), Cosson (2014), Lima (2017), Carvalho e Oliveira (2020), Ghizani e Bonfim (2019), Silva (2017), Zilberman (2005), Soares (1999), entre outros.
Abstract: The main objective of this article is to study children's literature and the formation of critical readers based on the discussion around the importance of developing reading in Early Childhood Education, in the process of acquiring and interest in reading. The formation of a children's literary system has its roots in past centuries and became more consistent from the 19th century onwards and consolidated from the 20th century onwards. Literature contributes to the childhood phase when the child's first contact with language occurs, and for now, with reading and the imaginary world, to the formation of the critical reader. In O cabelo de Lelê, the book discusses children, the curiosity to understand themselves and show that this child (Lelê) is a reader. In addition to bringing reflection on the importance of literature as an understanding of the world through the eyes of children. Lelê didn't understand why her hair was so full of curls, and reading was able to show her the answer to her question. The methodology of the article is based on bibliographical research. The choice of theme came from reflections on the writer’s work O cabelo de Lelê (2012), by Valéria Belém. Among the main theorists are: Lev Vygotsky (2000), Paulo Freire (1989), Spósito and Silva (2014), Coelho (1981), Cosson (2014), Lima (2017), Carvalho and Oliveira (2020), Ghizani and Bonfim (2019), Silva (2017), Zilberman (2005), Soares (1999), between others.
URI: http://hdl.handle.net/11612/7225
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