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http://hdl.handle.net/11612/7224
Autor(a): | Carvalho, Keysllene Pereira de |
Orientador: | Pinto, Mac David da Silva |
Título: | Impactos da pandemia na escolarização: um relato da experiência de professores da educação básica no município de Ipueiras – TO |
Palavras-chave: | pandemia;educação;ensino remoto;percepção de professores,;Covid-19;pandemic;education;remote teaching;teachers' perception;Covid-19 |
Data do documento: | 29-Nov-2024 |
Editor: | Universidade Federal do Tocantins |
Citação: | CARVALHO, Keysllene Pereira de. Impactos da pandemia na escolarização: um relato da experiência de professores da educação básica no município de Ipueiras - TO. 2023. 36 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciência Biológicas (Bacharelado), Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, 2024. |
Resumo: | O presente trabalho traz como foco apresentar as experiências vividas durante o ensino remoto diante da pandemia pelos professores da educação básica do município de Ipueiras TO. O problema de pesquisa desse estudo é quais as principais dificuldades encontradas pelos docentes da Escola Ana Sousa Paiva durante o ensino remoto? A produção textual tem como objetivo geral: relatar a experiência dos docentes no contexto pandêmico sobre a adaptação do ensino presencial para o remoto e como objetivos específicos: entender como o ensino remoto foi ofertado pelas escolas e professores; identificar os desafios que o ensino remoto apresentou para o ensino dos conteúdos e analisar como os professores avaliaram o processo de ensino aprendizagem do período pandêmico. O caminho metodológico deste estudo é de abordagem qualitativa de caráter exploratório, foram conduzidas conversas dialógicas com nove professores do ensino fundamental e médio, a partir de um roteiro semiestruturado, o diálogo foi devidamente gravado por audio MP3 e posteriormente transcritas na integra. Através das análises obtidas por meio do software Iramuteq foi possível perceber que os professores tiveram grandes dificuldades, dando ênfase em quatros tópicos mais discutidos, sendo eles: preparação para ingressar no ensino superior, aprendizagem por roteiros, dificuldades de acesso à internet e retorno as aulas presenciais. Os resultados corroboram os desafios vivenciados pela educação básica durante o período pandêmico. Diante das desigualdades sociais, especialmente em municípios menores, verificou-se que a estratégia de aprendizagem padronizada pela Seduc não considerou a regionalidade ao qual os professores estavam inseridos. Para os docentes, o aprendizado dos estudantes neste período foi frágil, com inúmeras lacunas a sem serem preenchidas, o que poderá acarretar sérios problemas futuros. |
Abstract: | This present study focuses on presenting the experiences lived by primary education teachers in the municipality of Ipueiras, TO during remote teaching amid the pandemic. The research problem of this study is to identify the main difficulties encountered by the teachers of Ana Sousa Paiva School during remote teaching. The overall objective of this textual production is to report the teachers' experiences in the pandemic context regarding the adaptation from face-to-face to remote teaching. The specific objectives are to understand how remote teaching was provided by the schools and teachers, identify the challenges that remote teaching posed for content delivery, and analyze how the teachers evaluated the teaching-learning process during the pandemic period. The methodological approach of this study is qualitative, with an exploratory nature. Dialogic conversations were conducted using a semi-structured script, and the dialogues were recorded and subsequently transcribed in full. Through the obtained analyses, it was possible to observe that the teachers faced significant difficulties, with emphasis on four main topics that were frequently discussed: preparation for higher education, learning through guides, difficulties accessing the internet, and the return to face-to-face classes. The results corroborate the challenges experienced by primary education during the pandemic period. Given the social inequalities, especially in smaller municipalities, it was observed that the learning strategy standardized by the Department of Education (Seduc) did not consider the regional context in which the teachers were inserted. According to the teachers, students' learning during this period was weak, with numerous gaps that need to be addressed, as they may lead to serious future problems. |
URI: | http://hdl.handle.net/11612/7224 |
Aparece nas coleções: | Ciências Biológicas |
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