Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/7207
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorOLIVEIRA, Suelen Silva de-
dc.contributor.authorSILVA, Sandra Maria Matos-
dc.date.accessioned2024-11-29T15:57:46Z-
dc.date.available2024-11-29T15:57:46Z-
dc.date.issued2024-11-29-
dc.identifier.citationSILVA, Sandra Maria Matos. Mãe De Surdo: desafios e superações enfrentados na perspectiva da aquisição da libras ⠳ autobiografia. 2023. 29 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras-Libras, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/7207-
dc.description.abstractThis autobiography tells a story that is the result of the experiences lived by a hearing mother with a deaf child, with emphasis on the barriers faced during the process of acquiring Libras in the context of deaf education and family relationships. The linguistic studies carried out during the Literature/Libras degree aroused the interest in narrating such experiences, with the aim of reporting experiences and reflecting on the acquisition of linguistic and cognitive development of the deaf subject. Also the need for hearing family members to follow and value Libras as a first language, encouraging the deaf baby during the process of acquiring Libras. The narrated experiences were contrasted, mainly with the theoretical prerogatives of Goldfeld (2002) and Quadros (1997). The theory raised allowed us to reflect on how this experience occurred in relation to family support and the search for support in the health area that could guarantee the development of deaf people in the initial phase of language acquisition.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsAcesso Livrept_BR
dc.subjectLibraspt_BR
dc.subjectDesafiospt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectSuperaçãopt_BR
dc.subjectLibraspt_BR
dc.subjectChallengespt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectResiliencept_BR
dc.titleMãe De Surdo: Desafios E Superações Enfrentados Na Perspectiva da Aquisição da Libras – Autobiografiapt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoEsta autobiografia relata uma história que é fruto das experiências vividas por mãe ouvinte com filho surdo, com destaque nas barreiras enfrentadas durante o processo de aquisição da Libras no contexto de educação de surdos e relações familiares. Os estudos linguísticos realizados durante a graduação em Letras/Libras,despertou o interesse em narrar tais experiências, com o objetivo de relatar vivências e refletir sobre a aquisição do desenvolvimento linguístico e cognitivo do sujeito surdo. Também da necessidade de os familiares ouvintes acompanharem e valorizarem a libras como primeira língua, estimular o surdo ainda bebê durante o processo de aquisição da libras. As experiências narradas foram contrastadas, principalmente com as prerrogativas teóricas de Goldfeld (2002) e Quadros (1997). A teoria levantada permitiu refletir como se deu esta experiência em relação ao apoio familiar e a busca por suporte na área da saúde que pudesse garantir o desenvolvimento do surdo em fase inicial de aquisição da linguagem.pt_BR
dc.publisher.campusPorto Nacionalpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS-LIBRASpt_BR
dc.publisher.cursoCURSO::PORTO NACIONAL::PRESENCIAL::LICENCIATURA::LETRAS ‒ LIBRASpt_BR
dc.publisher.localPorto Nacionalpt_BR
dc.publisher.levelGraduaçãopt_BR
Appears in Collections:Letras ‒ Libras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC- Sandra Maria Matos Silva.pdf542.85 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.