Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/7193
Autor(a): Pinho, Julia Karoline Pereira
Orientador: Carvalho, Lyanna Costa
Título: Resplendor de pureza e abismo de perdição: as mulheres de Lucíola, de José de Alencar, e Coração, cabeça e estômago, de Camilo Castelo Branco
Palavras-chave: representação feminina;romantismo português;romantismo brasileiro;female representation;romanticism portuguese;brazilian romanticism
Data do documento: 28-Nov-2024
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: PINHO, Julia Karoline Pereira. Resplendor de pureza e abismo de perdição: as mulheres de Lucíola, de José de Alencar, e Coração, cabeça e estômago, de Camilo Castelo Branco. 2024. 33 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras – Língua Portuguesa e Literaturas (Licenciatura), Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, 2024.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo principal analisar as obras Coração, Cabeça e estômago, do escritor português Camilo Castelo Branco, e Lucíola, do autor brasileiro José de Alencar, observando comparativamente a representação das personagens femininas. Para isso, discutiremos questões relacionadas ao romantismo na literatura e à classe feminina oitocentista nas sociedades portuguesa e brasileira. A justificativa deste trabalho é a necessidade de pensar a condição da figura feminina e sua representação no movimento romântico, já que a idealização do corpo e do comportamento feminino característicos desse estilo literário e seu momento histórico continuam definindo a vida das mulheres na contemporaneidade. Buscamos compreender como as representações nas obras literárias ora reforçam e ora rompem com o paradigma da mulher ideal.
Abstract: The main objective of this work is to analyze the works Coração, Cabeça e estômago, by the Portuguese writer Camilo Castelo Branco, and Lucíola, by the Brazilian author José de Alencar, observing comparatively the representation of female characters. For this, we will discussissues related to romanticism in literature and the 18th century female class in Portuguese and Brazilian societies. The base of this work is the need of thinking about the condition of the female figure and its representation in the romantic movement, since the idealization of the female body and behavior typical of this literary style and its historical moment continues to define the lives of women in contemporary times. We seek to understand how representations in these literary works on one hand reinforces and on the other hand breaks with the paradigm of the ideal woman.
URI: http://hdl.handle.net/11612/7193
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