Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/7191
Autor(a): Andrade, Andreia Almeida dos Santos de
Orientador: Santos, George França dos
Título: Acessibilidade - O papel das tecnologias assistivas e educacionais no processo de aquisição de conhecimento de alunos surdos
Palavras-chave: Acessibilidade;Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação – TDIC;Tecnologia Assistiva e Educacional;Ensino de alunos surdos
Data do documento: 28-Nov-2024
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: ANDRADE, Andreia Almeida dos Santos de. Acessibilidade - O papel das tecnologias assistivas e educacionais no processo de aquisição de conhecimento de alunos surdos. 2022. 73 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras-Libras, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, 2022.
Resumo: A presente pesquisa realiza uma revisão bibliográfica sobre as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e Tecnologias Assistivas e educacionais que podem ser aplicadas no ensino dos alunos surdos. Tem por objetivo identificar quais as tecnologias digitais, assistivas e educacionais que são eficazes no processo de aquisição de conhecimento dos alunos surdos. A metodologia para o desenvolvimento desta pesquisa foi a abordagem qualitativa, de natureza aplicada. Quanto aos objetivos, foi exploratória com procedimentos bibliográficos. No decorrer do trabalho foram identificadas algumas tecnologias digitais, assistivas e educacionais nas quais utilizam-se recursos digitais que apoiam o desenvolvimento e o aprendizado dos alunos surdos contribuindo para melhor aquisição do conhecimento, valorizando as suas especificidades e a cultura surda.
Abstract: This research performs a bibliographical review on Digital Information and Communication Technologies (TDIC) and Assistive and Educational Technologies that can be applied in teaching deaf students. It aims to identify which digital, assistive and educational technologies are effective in the process of acquiring knowledge for deaf students. The methodology for the development of this research was the qualitative approach, of an applied nature. As for the objectives, it was exploratory with bibliographic procedures. During the work, some digital, assistive and educational technologies were identified in which digital resources are used that support the development and learning of deaf students, contributing to a better acquisition of knowledge, valuing their specificities and the deaf culture.
URI: http://hdl.handle.net/11612/7191
Aparece nas coleções:Letras ‒ Libras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Andreia Almeida dos Santos de Andrade - TCC.pdf1.32 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.