Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/7187
Authors: Silva, Lelma Nunes
metadata.dc.contributor.advisor: Oliveira, Suelen Silva de
Title: O ensino de Libras como segunda Língua nas escolas municipais de Porto Nacional - TO
Keywords: Libras;Educação;L2;Políticas Públicas
Issue Date: 28-Nov-2024
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: SILVA, Lelma Nunes. O ensino de Libras como segunda Língua nas escolas municipais de Porto Nacional - TO. 2019. 45 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras-Libras, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, 2019.
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa debruça-se sobre a temática do ensino de Libras (Língua Brasileira de Sinais) para ouvintes como segunda língua. Este trabalho de conclusão de curso tem o intuito de expor os instrumentos legais desenvolvidos no município de Porto Nacional –To para inclusão da disciplina de Libras nos 4o e 5o anos do Ensino Fundamental. A temática de pesquisa é relevante, pois, o município de Porto Nacional é pioneiro no Estado em ofertar essa disciplina para ouvintes, sendo assim, poderá ser modelo para os demais municípios do estado. Para isto, utilizamos como metodologia de pesquisa análise das documentações disponibilizadas pela Secretaria Municipal de Educação, da qual propõe evidenciar os mecanismos executados para a criação da disciplina, grade curricular e execução do plano de aula. Analisamos os dados por meio de estudos das legislações nacionais e declarações internacionais referentes a temática. Os embasamentos teóricos foram fundamentados nos autores como: Vygotsky, Chomysky, Quadros, Luria, entre outros. O alicerce dos estudos documentais foram: a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, Declaração Universal dos Direitos Linguísticos, Lei 10.436/2002, entre outros. Os resultados dessa pesquisa possibilitou identificar quais disposições legais foram utilizadas como embasamento para criação das normativas municipais criadas pelo Secretária Municipal de Educação no qual culminou na disciplina de Libras no município.
Abstract: This research focuses on the topic of teaching Libras (Brazilian Sign Language) to listeners as a second language. This course completion work aims to expose the legal instruments developed in the municipality of Porto Nacional – To to include the subject of Libras in the 4th and 5th years of Elementary School. The research theme is relevant, as the municipality of Porto Nacional is a pioneer in the State in offering this discipline to listeners, therefore, it could be a model for other municipalities in the state. For this, we used as a research methodology analysis of documentation made available by the Municipal Department of Education, which proposes to highlight the mechanisms implemented to create the subject, curriculum and execution of the lesson plan. We analyzed the data through studies of national legislation and international declarations relating to the topic. The theoretical foundations were based on authors such as: Vygotsky, Chomysky, Quadros, Luria, among others. The foundation of the documentary studies were: the Constitution of the Federative Republic of Brazil of 1988, Universal Declaration of Linguistic Rights, Law 10,436/2002, among others. The results of this research made it possible to identify which legal provisions were used as a basis for creating municipal regulations created by the Municipal Secretary of Education, which culminated in the Libras discipline in the municipality.
URI: http://hdl.handle.net/11612/7187
Appears in Collections:Letras ‒ Libras

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