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http://hdl.handle.net/11612/7172
Autor(a): | MILHOMEN, Ana Beatriz Ferreira |
Orientador: | BUENO, Rodrigo Poreli Moura |
Título: | O marginal e o grotesco no cinema brasileiro: uma análise do Filme “ o bandido da luz vermelha” (1968) de Rogério Sganzerla |
Palavras-chave: | Cinema;Marginal;Bandido da Luz Vermelha;Sganzerla;Cinema;Marginal;Red Light Bandit;Sganzerla |
Data do documento: | 28-Nov-2024 |
Editor: | Universidade Federal do Tocantins |
Citação: | MILHOMEN, Ana Beatriz Ferreira. O marginal e o grotesco no cinema brasileiro: uma análise do Filme “o bandido da luz vermelha” (1968) de Rogério Sganzerla. 2023. 35 f. TCC (Graduação) - Curso de História, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, 2023. |
Resumo: | Este trabalho tem como tema “O Marginal e o Grotesco no Cinema Brasileiro: Uma Análise do Filme “O Bandido Da Luz Vermelha” (1968) De Rogério Sganzerla” onde se faz um estudo acerca desse movimento histórico cinematográfico brasileiro, procurando realçar as revoluções ocorridas no meio da cinematografia que ocorria no período de regime ditatorial brasileiro (1964-1985), onde seus representantes mudaram o curso da história do cinema brasileiro, procurando mostrar a fidelidade de experimentações e consequentemente a inovação em relação ao cinema vanguardista brasileiro. Para tanto, é necessário uma explanação do referencial teórico que buscou um diálogo com alguns autores que escreveram acerca dos conceitos de arte, vanguarda, cinema, experimentalismo, antropofagia, modernismo e metalinguagem. Tais conceitos são de grande importância para que se chegue ao objetivo principal, onde eles estarão ligados às conjunções do Cinema Marginal de Sganzerla. A então um histórico sobre o movimento, contextualizando suas características gerais, as agregações de Sganzerla para esse movimento experimental, e como a obra “O Bandido da Luz Vermelha (1968)” mudou o curso da cinematografia marginal brasileira. |
Abstract: | This work aims to analyze the film “The Red Light Bandit” (1968) by Rogério Sganzerla, highlighting the cinematographic movement “Marginal Cinema”, as a driver of some changes that occurred in cinematography during the period of the Brazilian dictatorial regime. It can be said that some of its representatives sought to show experimentation and consequently innovations in relation to Brazilian avant-garde cinema. Here he made a necessary explanation of the theoretical framework that sought a dialogue with some authors about the concepts of art, avant-garde, cinema, experimentalism, anthropophagy, modernism and metalanguage. Such concepts are of great importance to understand how the aesthetics of the grotesque and the marginal, the satirical and a kind of carnivalization of Brazil were used in the film, in question, to symbolize a country that was experiencing the confusion of its politics, the hypocrisy of its society and the problems and contradictions of its culture. |
URI: | http://hdl.handle.net/11612/7172 |
Aparece nas coleções: | História |
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