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http://hdl.handle.net/11612/7158
Autor(a): | Araújo Sobrinho, Jairomar de |
Orientador: | Apolinário, Hellena Christina Fernandes |
Título: | A geometria fractal na construção de figuras planas envolvendo progressões geométricas |
Palavras-chave: | Geometria Fractal; Progressões Geométricas; Ensino de Matemática; Fractal Geometry; Geometric Progressions; Mathematics Education |
Data do documento: | 26-Ago-2024 |
Editor: | Universidade Federal do Tocantins |
Programa: | Programa de Mestrado Profissional em Matemática - ProfMat |
Citação: | ARAÚJO SOBRINHO, Jairomar de. A geometria fractal na construção de figuras planas envolvendo progressões geométricas.2024.137f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Matemática, Palmas, 2024. |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo demonstrar a eficácia da geometria fractal na construção de figuras planas com progressões geométricas, buscando melhorar a compreensão e o ensino desses conceitos matemáticos em estudantes da 2ª série do Ensino Médio. Para alcançar esse objetivo, foram desenvolvidos e aplicados métodos pedagógicos que integram a geometria fractal, apresentando conceitos de maneira visual e intuitiva. A pesquisa também analisa o impacto dessa abordagem no desempenho acadêmico dos alunos em matemática, com foco especial na compreensão de progressões geométricas. A eficácia da sequência didática foi avaliada por meio da coleta de dados empíricos sobre o desempenho e a percepção dos estudantes. Os resultados indicam que a utilização da geometria fractal facilita a visualização de conceitos matemáticos, aumenta o engajamento dos alunos e aprimora a compreensão das progressões geométricas. A sequência didática demonstrou potencial para contribuir significativamente com o desenvolvimento de conceitos matemáticos básicos e para estimular a curiosidade e o interesse dos estudantes pela disciplina de Matemática. Por fim, a pesquisa evidenciou que conteúdos matemáticos, mesmo os considerados básicos, possuem grande relevância no cotidiano e podem ser ensinados de maneira visual e interativa. |
Abstract: | This research aims to demonstrate the effectiveness of fractal geometry in constructing planar figures with geometric progressions, seeking to enhance the understanding and teaching of these mathematical concepts to 2nd-year high school students. To achieve this objective, pedagogical methods integrating fractal geometry were developed and implemented, presenting concepts in a visual and intuitive manner. The study also analyzes the impact of this approach on students’ academic performance in Mathematics, with a special focus on understanding geometric pro- gressions. The effectiveness of the instructional sequence was assessed through empirical data collection on student performance and perception. Results indicate that using fractal geome- try facilitates the visualization of mathematical concepts, increases student engagement, and improves understanding of geometric progressions. The instructional sequence demonstrated significant potential to contribute to the development of fundamental mathematical concepts and to stimulate students’ curiosity and interest in Mathematics. Ultimately, the research highlighted that even basic mathematical content holds substantial relevance in everyday life and can be taught in a visual and interactive way. |
URI: | http://hdl.handle.net/11612/7158 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Matemática |
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