Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11612/7142
Authors: | Pinto, Maurício Pereira |
metadata.dc.contributor.advisor: | Lano, Marciel Barcelos |
Title: | O ensino das lutas nas aulas de educação física: um estudo com os professores de educação física de Miracema do Tocantins |
Keywords: | Educação física;Lutas;Escolarização |
Issue Date: | 18-Nov-2024 |
Publisher: | Universidade Federal do Tocantins |
Citation: | PINTO, Maurício Pereira. O ensino das lutas nas aulas de educação física: um estudo com os professores de educação física de Miracema do Tocantins. 2019. 37f. Monografia (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Tocantins, Campus de Miracema, Miracema do Tocantins, 2024. |
metadata.dc.description.resumo: | A seguinte pesquisa discute o ensino das lutas nas aulas de educação física, devido os vários fatores restritivos que problematizam os desportos de lutas, e sua importância enquanto manifestação cultural nas aulas de Educação Física. Desta forma objetivamos identificar se os professores com formação em Educação Física que atuam na rede municipal de ensino de Miracema do Tocantins abordam o conteúdo lutas no seu fazer pedagógico. A Metodologia utilizada nesta pesquisa foi de natureza qualitativa, para produção de dados utilizamos questionário semiestruturado, e ao todo a pesquisa contou com 4 (quatro) professores com formação em Educação Física do ensino fundamental II de Miracema do Tocantins, no decorre da pesquisa foram apresentados o mapeamento do que o campo cientifico tem apresentado das lutas atualmente, contexto histórico das luas, discussões dos dados chagando ao resultado que os professores de Miracema em sua maioria mobilizam o conteúdo lutas que por sua vez representa uma importante manifestação cultural para formação de jovens e adultos. |
Abstract: | The following research discusses the teaching of fights in physical education classes, due to the various restrictive factors that problematize fighting sports, and its importance as a cultural manifestation in physical education classes. acting in the municipal school system of Miracema do Tocantins address the content struggles in their pedagogical practice. The methodology used in this research was qualitative, for data production we used semistructured questionnaire, and In all the research had 4 (four) teachers with training in physical education of elementary school Miracema do Tocantins, the research will be presented. the mapping of what the scientific field has presented of the struggles currently, historical context of the moons, discussions of the data leading to the result that the teachers of Miracema mostly mobilize the content struggles which in turn represents an important cultural manifestation for the formation of young people and adults. |
URI: | http://hdl.handle.net/11612/7142 |
Appears in Collections: | Educação Física |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Maurício Pereira Pinto - Monografia.pdf | 1.41 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.