Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/7035
Autor(a): Silva, Messias Aparecida de Sousa
Orientador: Oliveira, Nilton Marques de
Título: Avaliação do planejamento da educação de Palmas - TO
Palavras-chave: nsino; Aprendizagem; Desempenho da educação; Educação básica; eaching; Learning; Education Performance; Basic education
Data do documento: 11-Nov-2021
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Programa: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional - PPGDR
Citação: SILVA, Messias Aparecida de Sousa. Avaliação do planejamento da educação de Palmas - TO.2021. 112f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, Palmas, 2021.
Resumo: O presente trabalho avalia os indicadores de desempenho do ensino público de Palmas no estado do Tocantins, com a intenção de entender a situação atual em que se encontra a educação básica municipal. Como metodologia, utilizou-se a pesquisa bibliográfica, documental e análise descritiva dos dados externos. Os indicadores analisados foram: evolução do quantitativo das unidades educacionais; matrícula; índice de investimento; índice de distorção idade/série; taxa de analfabetismo, taxa de rendimento escolar, taxa de aprovação, de reprovação, taxa de abandono no Ensino Fundamental e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). O período de análise compreendeu os anos de 1991 a 2020. Para tanto, apresentam-se as principais razões para a adoção de medidas com foco na qualidade constante do ensino municipal. Dessa forma, busca-se contribuir com a discussão da prática de avaliação dos resultados dos indicadores no âmbito da educação pública municipal, e assim propor ações que possam aprimorar o Ensino Infantil e Fundamental, o desenvolvimento do aluno e subsequentes melhorias nos resultados internos e externos. Este estudo revelou que a cidade de Palmas obteve avanço na universalização do ensino público e resultados positivos na Educação Infantil e Ensino Fundamental, superando o alcance das metas projetadas. A educação é, além de um projeto indispensável para a melhoria da qualidade de vida e dos direitos sociais, a base para o desenvolvimento social e econômico de uma cidade e/ou uma região.
Abstract: The present work evaluates the performance indicators of public education in Palmas in the state of Tocantins, with the intention of understanding the current situation in which municipal basic education finds itself. The methodology used was bibliographic and documental research and descriptive analysis of external data. The indicators analyzed were: evolution of the quantity of educational units; enrollment; investment index; age/grade distortion index; illiteracy rate, school performance rate, approval rate, failure rate, dropout rate in Elementary School and the Basic Education Development Index (IDEB). The period of analysis covered the years 1991 to 2020. To this end, the main reasons for adopting measures focused on the constant quality of municipal education are presented. Thus, it is sought to contribute to the discussion of the practice of evaluating the results of the indicators in the scope of municipal public education, and thus propose actions that can enhance early childhood and elementary education, student development and subsequent improvements in internal and external results. This study revealed that the city of Palmas has achieved progress in the universalization of public education and positive results in Kindergarten and Elementary School, surpassing the achievement of the projected goals. Education is, besides an indispensable project for improving the quality of life and social rights, the basis for the social and economic development of a city and/or a region.
URI: http://hdl.handle.net/11612/7035
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