Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/7032
Autor(a): Lopes, Aliny de Sousa
Orientador: Osório, Neila Barbosa
Título: As brincadeiras indígenas como práticas educativas intergeracionais na Universidade da Maturidade - UMA/UFT
Palavras-chave: Brincadeira indígena; Práticas intergeracional; Akwê Xerente; Tecnologia Social; Indigenous play; Intergenerational practices; Akwê Xerente; Social Technology
Data do documento: 19-Fev-2022
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE
Citação: LOPES, Aliny de Sousa. As brincadeiras indígenas como práticas educativas intergeracionais na Universidade da Maturidade - UMA/UFT. 2022. 90f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Educação, Palmas, 2022.
Resumo: Esta pesquisa de Mestrado versa sobre brincadeiras indígenas obtidas por meio de narrativas de anciãos da Universidade da Maturidade da UMA-UFT. Tem como objetivo geral: esquematizar as brincadeiras indígenas por meio de narrativas e práticas educativas intergeracionais. Ao passo que divulga-se resultados de investigações sobre o brincar alcançadas nos espaços da Universidade da Maturidade, da Universidade Federal do Tocantins (UMA/UFT), que se desdobra nos seguintes objetivos específicos:a) Registrar as características do Território Indígena do povo Akwê-Xerente em Tocantínia - Tocantins; b) Narrar como eram as brincadeira indígenas e como acontece as aprendizagens por meio do brincar com os mais velhos; c) Descrever como a Universidade da Maturidade -UFT Colabora com reflexões sobre brincadeiras indígenas de maneira intergeracional. d)Compartilhar momentos de vivências com crianças e anciãos indígenas do povo Akwê-Xerente. Participaram do estudo 10 acadêmicos matriculados no ano de 2022 da Universidade da Maturidade - UMA da Universidade Federal do Tocantins polo indígiena da cidade de Tocantínia -TO. Os dados foram coletados por meio de entrevista, é uma pesquisa de natureza aplicada e de abordagem qualitativa. Como resultados, pode-se apontar que nas narrativas os anciãos da UMA indígena puderam despertar memórias que estavam adormecidas e sentiram- se à vontade para expô-las, o que possibilitou a eles prazer e distração, e pode-se dizer que é a conservação das próprias histórias, pois encontraram ouvidos atentos para suas narrativas, em que são protagonistas de riquíssimas lembranças carregadas de identidade sociocultural de sua etnia, memórias vivas de brincadeiras indígenas que estão a cada dia sendo esquecidas pelas atuais gerações.
Abstract: This Master's research deals with indigenous games obtained through narratives of elders from the University of Maturity of UMA-UFT. Its general objective is to outline indigenous games through narratives and intergenerational educational practices. While the results of investigations on playing achieved in the spaces of the University of Maturidade, of the Federal University of Tocantins (UMA/UFT) are published, which unfolds in the following specific objectives: a) To register the characteristics of the Indigenous Territory of the Akwê people -Xerente in Tocantínia - Tocantins; b) Narrate how indigenous games were and how learning happens through playing with the elders; c) Describe how the Universidade da Maturidade -UFT collaborates with reflections on indigenous games in an intergenerational way. d) Share moments of experiences with children and indigenous elders of the Akwê- Xerente people. The study included 10 academics enrolled in the year 2022 from the University of Maturidade - UMA of the Federal University of Tocantins indigenous pole of the city of Tocantínia -TO. Data were collected through interviews, it is an applied research with a qualitative approach. As a result, it can be pointed out that in the narratives the elders of the indigenous UMA were able to awaken memories that were dormant and felt free to expose them, which gave them pleasure and distraction, and it can be said that it is conservation of their own stories, as they found attentive ears to their narratives, in which they are protagonists of very rich memories loaded with the sociocultural identity of their ethnicity, vivid memories of indigenous games that are being forgotten every day by current generations.
URI: http://hdl.handle.net/11612/7032
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