Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/7017
Autor(a): Conceição, Krycia Renata da Rocha
Orientador: Maciel, Erika da Silva
Título: Letramento funcional em saúde para manutenção do envelhecimento ativo e fortalecimento do autocuidado em pessoa idosa
Palavras-chave: Letramento funcional em saúde; Saúde da pessoa idosa; Qualidade de vida; Autocuidado; Functional health literacy; Health of the elderly; Quality of life; Self-care
Data do documento: 16-Ago-2024
Citação: CONCEIÇÃO, Krycia Renata da Rocha. Letramento funcional em saúde para manutenção do envelhecimento ativo e fortalecimento do autocuidado em pessoa idosa. 2024. 81f. Dissertação (Mestrado em Ensino em Ciência e Saúde) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Ensino em Ciência e Saúde, Palmas, 2024.
Resumo: O processo de envelhecimento é um fenômeno natural que ocorre em todos os seres humanos. Uma técnica que pode ser utilizada em programas de envelhecimento saudável é o Letramento Funcional em Saúde (LFS). O LFS é a capacidade de ler, compreender e praticar as orientações relacionadas à saúde. O objetivo dessa pesquisa foi desenvolver e aplicar técnicas de LFS através de oficinas de educação em saúde para a promoção do autocuidado e aprimoramento da percepção da qualidade de vida em grupo de pessoas idosas. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem quantitativa. Foi realizado no ano de 2024 com pessoas entre 60-90 anos de ambos os sexos da cidade de Conceição do Araguaia-Pará-Brasil. Aplicou-se um instrumento para a identificação de perfil socioeconômico - Critério Brasil, da Associação Brasileira de Empresas e Pesquisas (ABEP). O instrumento adaptado culturalmente e validado no Brasil para avaliar o nível de letramento funcional foi o Test of Functional Health Literacy in Adults (B- TOFHLA) e para a avaliação da qualidade de vida, foram utilizados os instrumentos World Health Organization Quality of Life Assessment (Whoqol-Bref) e para qualidade de vida no idoso - WHOQOL – OLD, ambos desenvolvidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Utilizou-se a escala para ASA-A para avaliar as Capacidades de Autocuidado (ASA-A). Participaram do estudo 41 pessoas idosas. A média geral de idade foi 67,7 (6,7) anos. Os resultados de caracterização do grupo destacam que, a maior parte foi de mulheres, casadas, analfabetas ou com ensino fundamental incompleto, usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS) e de estratos econômicos mais vulneráveis. Em relação à percepção da qualidade de vida é possível observar maiores escores nos domínios psicológico e relações sociais. Os menores escores apareceram nos domínios físico e meio ambiente. De acordo com o teste WHOQOL- Old aplicado no início da pesquisa e pós intervenção, observamos todos os domínios mudaram de forma estatisticamente significante. A pesquisa evidenciou que as intervenções auxiliaram no LFS de alguns participantes e aprimorou a capacidade de autocuidado observado no início da pesquisa. Com base na aplicação do instrumento ASA-A foi possível perceber que a capacidade de autocuidado dos participantes já era ótima (acima de 100) e ficou melhor ainda. Quando comparado os scores do LFS pré e pós-intervenção, não foi observado diferenças estatísticas. Os achados desta pesquisa identificaram que as técnicas de LFS através de oficinas de educação em saúde sobre o autocuidado para pessoa idosa obtiveram resultados positivos, aprimorando a concepção sobre o próprio autocuidado dos participantes e contribuindo para melhora da percepção de qualidade de vida dos mesmos. Estes resultados ratificam a relevância de propor ações educativas voltadas para estas temáticas com ênfase no envelhecimento ativo e saudável com uso das técnicas do letramento funcional em saúde.
Abstract: The aging process is a natural phenomenon that occurs in all human beings. One technique that can be used in healthy aging programs is Functional Health Literacy (LFS). LFS is the ability to read, understand and practice health-related guidance. The objective of this research was to develop and apply LFS techniques, through health education workshops to promote self-care and improve the perception of quality of life in a group of elderly people. This is a descriptive study with a quantitative approach. It was carried out in 2024 with people aged between 60-90 years of both sexes in the city of Conceição do Araguaia-Pará-Brazil. An instrument was applied to identify socioeconomic profiles - Critério Brasil, from the Brazilian Association of Business and Research (ABEP).The instrument culturally adapted and validated in Brazil to assess the level of functional literacy was the Test of Functional Health Literacy in Adults (B- TOFHLA) and to assess quality of life, the World Health Organization Quality of Life Assessment instruments were used ( Whoqol-Bref) and for quality of life in the elderly - WHOQOL – OLD, both developed by the World Health Organization (WHO). The ASA-A scale was used to assess Self-Care Capabilities (ASA-A). 41 elderly people participated in the study. The overall average age was 67.7 (6.7) years. The group characterization results highlight that the majority were women, married, illiterate or with incomplete primary education, users of the Unified Health System (SUS) and from the most vulnerable economic strata. In relation to the perception of quality of life, it is possible to observe higher scores in the psychological and social relationships domains. The lowest scores appeared in the physical and environmental domains. According to the WHOQOL-Old test applied at the beginning of the research and post-intervention, we observed that all domains changed in a statistically significant way. The research showed that the interventions helped with the LFS of some participants and improved the self-care capacity observed at the beginning of the research. Based on the application of the ASA-A instrument, it was possible to notice that the participants' self-care capacity was already excellent (above 100) and became even better. When we compared the pre- and post- intervention LFS scores, no statistical differences were observed. The findings of this research identified that LFS strategies through health education workshops on self-care for elderly people obtained positive results, improving the participants' conception of their own self-care and contributing to improving their perception of their quality of life. These results confirm the relevance of proposing educational actions focused on these themes with an emphasis on active and healthy aging using functional health literacy strategies.
URI: http://hdl.handle.net/11612/7017
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino em Ciência e Saúde

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