Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/7011
Autor(a): Santos, Mayst Marcos de Sousa
Orientador: Soares, Paulo Sérgio Gomes
Título: As rodas de conversa filosóficas e o teatro como metodologia para ensinar a filosofar: críticas ao neoliberalismo a partir de Chomsky e Freire
Palavras-chave: Ensino de Filosofia. Manipulação das massas. Dominação. Educar para o diálogo. Dimensão política da educação.Teaching Philosophy. Manipulation of the masses. Domination. Educate for dialogue. Political dimension of education
Data do documento: 30-Out-2023
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Programa: Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Citação: SANTOS, Mayst Marcos de Sousa. As rodas de conversa filosóficas e o teatro como metodologia para ensinar a filosofar: críticas ao neoliberalismo a partir de Chomsky e Freire.2023.117f. Dissertação (Mestrado Profissional em Filosofia) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Palmas, 2023.
Resumo: O objetivo desta dissertação é apresentar uma proposta metodológica e pedagógica para o Ensino de Filosofia, voltada para romper o silêncio e despertar a prática da análise, da reflexão, do pensamento argumentativo e crítico acerca dos conhecimentos da experiência, da vivência local e regional com características próprias. A problemática central envolve a seguinte questão: Como desenvolver uma metodologia para o Ensino de Filosofia que utilize o Teatro como alternativa para o descondicionamento e fortalecimento da resistência frente ao problema da manipulação das massas no contexto do avanço das políticas neoliberais para a educação? Nesse sentido, o problema de pesquisa aborda a temática da manipulação das massas e da educação bancária, envolvendo a educação em três dimensões indissociáveis – a dimensão pedagógica, a dimensão técnica e a dimensão política –, que foram exercitadas durante as intervenções em sala de aula. Neste trabalho, o problema da manipulação de massas foi pensado a partir do filósofo Noam Chomsky, para mostrar como o paradigma neoliberal invade todas as esferas da vida – o campo político, econômico, cultural, social etc. – e gera as contradições sociais. A pesquisa e as intervenções em sala de aula ocorreram no Colégio Estadual Guilherme Dourado, localizado na cidade de Araguaína, região norte do Estado do Tocantins, no período de março a agosto de 2022, período em que Rodas de Conversa Filosóficas embasaram a produção de quatorze peças teatrais com quatorze turmas, sendo sete peças produzidas pelas 2ª séries e sete peças produzidas pelas 3ª séries do Ensino Médio, com as seguintes temáticas: Violência Sexual, Trabalho Análogo à Escravidão, Trabalho Infantil, Fome, Depressão, Tráfico Humano, Racismo Estrutural, Violência Doméstica, Drogas, Preconceito, Complexo de Édipo, Homofobia, Machismo e Bullying, todas abordadas com fundamentos filosóficos debatidos em sala de aula. As peças foram apresentadas no I Festival de Teatro Filosófico do Guilherme Dourado, culminância do projeto que hoje faz parte das atividades curriculares anuais da escola. O método freireano de educar para a vida pública, pautado na dialogicidade, auxiliou a romper com a educação bancária e reprodutivista, na condução de uma leitura do mundo como condição de politicidade, contribuindo, dessa forma, com a valorização da dimensão política da educação para o Ensino de Filosofia.
Abstract: This work aims to present a methodological and pedagogical proposal for the Teaching of Philosophy, to break the silence and awaken the practice of analysis, reflection, argumentative and critical thinking about knowledge from experience, local and regional experience with its own characteristics. The central problem involves the following question: How to develop a methodology for Teaching Philosophy that uses Theater as an alternative for deconditioning and strengthening resistance to the problem of manipulating the masses in the context of the advancement of neoliberal policies for education? In this sense, the research problem addresses the theme of mass manipulation and banking education, involving education in three inseparable dimensions – the pedagogical dimension, the technical dimension, and the political dimension –, which were exercised during classroom interventions. In this work, the problem of mass manipulation was thought of by the philosopher Noam Chomsky, to show how the neoliberal paradigm invades all spheres of life – the political, economic, cultural, social field, etc. – and generates social contradictions. The research and interventions in the classroom took place at Colégio Estadual Guilherme Dourado, located in the city of Araguaína, northern region of the State of Tocantins, from March to August 2022, a period in which Philosophical Conversation Circles supported the production of fourteen theatrical plays with fourteen classes, seven plays produced by the 2nd grades and seven plays produced by the 3rd grades of high school, with the following themes: Sexual Violence, Work Analogous to Slavery, Child Labor, Hunger, Depression, Human Trafficking, Structural Racism, Domestic Violence, Drugs, Prejudice, Oedipus Complex, Homophobia, Machismo and Bullying, all addressed with philosophical foundations debated in the classroom. The plays were presented at the 1st Guilherme Dourado Philosophical Theater Festival, the culmination of the project, which today is part of the school's annual curricular activities. The Freirean method of educating for public life, based on dialogicity, helped to break with banking and reproductive education, in conducting a reading of the world as a condition of politicity, contributing to the appreciation of the political dimension of education for the Teaching of Philosophy.
URI: http://hdl.handle.net/11612/7011
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Filosofia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Mayst Marcos de Sousa Santos - Dissertação.pdf3.42 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.