Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/6979
Autor(a): Aguiar, Denise Silva
Orientador: Gomes, Delson Henrique
Título: Gestão de riscos nas contratações públicas
Palavras-chave: Contratações públicas; Gestão de processos; Gestão de riscos; Governança; Public procurement; Processes management; Risk management; Governance
Data do documento: 9-Jul-2024
Citação: AGUIAR, Denise Silva. Gestão de riscos nas contratações públicas. 2024. 102f. Dissertação (Mestrado em Administração Pública - Profiap) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Administração Pública - Profiap, Palmas, 2024.
Resumo: A gestão de riscos faz parte dos estudos de governança corporativa, sendo um tema o qual tem conquistado a atenção dos gestores nos últimos anos. No setor público, vários são os dispositivos legais publicados a fim de normatizar a gestão de riscos, tanto no nível estratégico, quanto no tático e no operacional, bem como em suas diversas áreas de atuação. Nesse contexto, o presente trabalho buscou responder como o gerenciamento dos riscos pode contribuir para um processo de contratação pública eficaz. Para isso, o estudo se propôs a examinar os riscos presentes no processo de contratação pública da UFT com vista àqueles que pudessem impactar no desempenho da unidade responsável pela gestão dos contratos. Trata-se de pesquisa aplicada com propósitos exploratórios, explicativos e descritivos, empregando-se os métodos qualitativo, bibliográfico, documental, estudo de caso e pesquisa de campo. Os dados coletados foram analisados a partir da triangulação das informações obtidas na pesquisa documental, na entrevista estruturada e no grupo focal. Participaram da pesquisa os servidores lotados na Coordenação de Contratos da UFT os quais analisaram as atividades dos processos de trabalho da unidade fazendo a identificação, a análise e a avaliação de eventos capazes de prejudicar os objetivos da unidade organizacional. A análise resultou na identificação de onze riscos, dos quais cinco foram priorizados, resultando na proposta de um plano de ação com ações de mitigação e de contingência para o tratamento destes riscos.
Abstract: Risk management is part of corporate governance studies, and is a topic that has gained the attention of managers in recent years. In the public sector, there are several legal provisions published in order to standardize risk management, both at the strategic, tactical and operational levels, as well as in its various areas of activity. In this context, this work sought to answer how risk management can contribute to an effective public procurement process. To this end, the study proposed to examine the risks present in the UFT public contracting process with a view to what could impact the performance of the unit responsible for managing the contracts. This is applied research with exploratory, explanatory and descriptive purposes, using qualitative, bibliographic, documentary, case study and field research methods. The data found was analyzed based on the triangulation of information obtained in the documentary research, the structured interview and the focus group. The employees working in the UFT Contracts Coordination participated in the research and analyzed the activities of the unit's work processes, identifying, analyzing and evaluating events capable of harming the objectives of the organizational unit. The analysis resulted in the identification of eleven risks, of which five were prioritized, resulting in the proposal of an action plan with mitigation and contingency actions to treat these risks.
URI: http://hdl.handle.net/11612/6979
Aparece nas coleções:Mestrado em Administração Pública - Profiap

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Denise Silva Aguiar - Dissertação.pdf7.54 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.