Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/6978
Authors: Lima , José Willen Brasil
metadata.dc.contributor.advisor: Souza, Neila Nunes de
Title: Ensino híbrido como estratégia metodológica no ensino da Libras como L2 para ouvintes: contribuições para atuação docente
Keywords: Ensino Híbrido. Ensino de Libras. Libras como L2. Metodologia. Blended Teaching. Teaching Libras. Pounds as L2. Methodolog
Issue Date: 4-Mar-2022
Citation: LIMA, José Willen Brasil. Ensino híbrido como estratégia metodológica no ensino da Libras como L2 para ouvintes: contribuições para atuação docente.2022.85f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Letras, Porto Nacional, 2022.
metadata.dc.description.resumo: A presente dissertação trata sobre metodologia no ensino de Libras para ouvintes como segunda Língua, sendo a Língua Portuguesa sua primeira língua, com poucas pesquisas focadas neste processo. Portanto, há quem busque estratégias de ensinar os ouvintes o uso dessa língua de sinais e a inclusão dos alunos surdos no contexto escolar, tendo como foco explorar de forma dinâmica, através do ensino Híbrido, cuja metodologia de ensino combina elementos presenciais e a distância dos estudos, para se chegar ao aprendizado de uma segunda língua. Neste sentido, a pesquisa em questão se propôs a Analisar as contribuições do ensino híbrido como estratégia metodológica no ensino da Libras como L2 para ouvintes, no contexto da atuação docente, seguido dos objetivos específicos: Pesquisar subsídios teóricos que singularizem ensino híbrido e suas características metodológicas; Refletir sobre o ensino de Libras e suas metodologias como segunda língua para ouvintes; Discutir as contribuições do ensino híbrido na atuação do professor frente ao ensino de Libras como L2 para ouvinte. Numa abordagem metodológica qualitativa de pesquisa, sustentada por aportes teóricos bibliográficos e eletrônicos, o presente trabalho investigativo está didaticamente estruturado em três partes distintas, a saber: Num primeiro momento, são apresentados subsídios teóricos que singularizem ensino híbrido e suas características metodológicas. A seguir, busca-se refletir sobre o ensino de Libras e suas metodologias como segunda língua para ouvintes. Na sequência, tecemos comentários para discutir as contribuições do ensino híbrido na atuação do professor frente ao ensino de Libras como L2 para ouvinte. Para tanto, apresentamos no texto uma revisão dos principais teóricos ligados ao Ensino Híbrido como os autores Moran (2015, 2018) Bacich, (2018), Horn e Staker (2015) e o Ensino de Libras e suas metodologias com Gesser (2015). Nas considerações finais, observa-se as contribuições do ensino híbrido como estratégia metodológica no ensino da Libras como L2 para ouvintes, seja com a dinamização do tempo ou com a variedade de estratégias e métodos que podem ser utilizados para dar o devido suporte à atuação docente.
Abstract: The present dissertation deals with methodology in teaching Libras to listeners as a second language, with Portuguese being its first language, with little research focused on this process. Therefore, there are those who seek strategies to teach listeners the use of this sign language and the inclusion of deaf students in the school context, focusing on dynamically exploring, through hybrid teaching, whose teaching methodology combines face-to-face and distance learning elements. studies, to reach the learning of a second language. In this sense, the research in question proposed to analyze the contributions of hybrid teaching as a methodological strategy in the teaching of Libras as a L2 for listeners, in the context of teaching activities, followed by the specific objectives: To search for theoretical subsidies that distinguish hybrid teaching and its methodological characteristics ; Reflect on the teaching of Libras and its methodologies as a second language for listeners; Discuss the contributions of blended learning in the teacher's performance in the teaching of Libras as a L2 for listeners. In a qualitative methodological approach to research, supported by bibliographic and electronic theoretical contributions, the present investigative work is didactically structured in three distinct parts, namely: At first, theoretical subsidies are presented that distinguish hybrid teaching and its methodological characteristics. Next, we seek to reflect on the teaching of Libras and its methodologies as a second language for listeners. Subsequently, we make comments to discuss the contributions of blended learning in the teacher's role in teaching Libras as an L2 for the listener. To this end, we present in the text a review of the main theorists linked to Blended Learning such as the authors Moran (2015, 2018) Bacich, (2018), Horn and Staker (2015) and Teaching Libras and its methodologies with Gesser (2015). In the final considerations, the contributions of blended learning as a methodological strategy in the teaching of Libras as a L2 for listeners are observed, either with the dynamism of time or with the variety of strategies and methods that can be used to give due support to teaching activities .
URI: http://hdl.handle.net/11612/6978
Appears in Collections:Mestrado em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
José Willen Brasil Lima - Dissertação.pdf653.07 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.