Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/6975
Authors: Silva, Paula dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor: Ferreira, Ruhena Kelber Abrão
Title: Representações das brincadeiras de crianças do 1º ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública em um Distrito de Palmas/TO
Keywords: Brincar. Brincadeiras. Criança. Cultura infantil. To play. Jokes. Child. Children's culture
Issue Date: 19-Dec-2023
Citation: SILVA, Paula dos Santos. Representações das brincadeiras de crianças do 1º ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública em um Distrito de Palmas/TO. 2023. 129f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação Física, Miracema do Tocantins, 2023.
metadata.dc.description.resumo: Esse projeto de pesquisa tem o objetivo de mapear as brincadeiras preferidas pelas crianças matriculadas no 1º ano do Ensino Fundamental em uma escola municipal em um distrito de Palmas/TO. O 1º ano caracteriza-se pela mudança das crianças da educação infantil para o ingresso no ensino fundamental, com idade entre os 5 e 6 anos. O projeto tem como objetivos específicos registrar as brincadeiras vivenciadas pelas crianças em uma escola da rede pública em um Distrito de Palmas/TO, identificar os espaços preferidos pelas crianças para brincar, verificar as companhias das crianças durante o brincar e elaborar um e-book ilustrado com as brincadeiras da cultura lúdica infantil. O estudo tem natureza qualitativa, etnográfica e descritiva da comunidade pesquisada. Para a coleta dos dados serão utilizados a roda de conversa, a entrevista semiestruturada individual com as crianças autorizadas para a pesquisa e as observações do recreio e brincar livre proporcionados pela pesquisadora e registrados em diário de bordo. Para a análise dos dados utilizar-se-á a Análise de Conteúdo, que refere-se a uma técnica de investigação, classificação, inferência e interpretação dos dados coletados. Pressupõe-se que as crianças prefiram brincadeiras com movimento, que as crianças prefiram brincadeiras em grupo, que as crianças comuniquem-se durante as brincadeiras, que os jogos digitais apareçam entre as brincadeiras preferidas das crianças e que as crianças considerem o tempo disponível para as brincadeiras na escola insuficiente.
Abstract: Playing is essential in children's lives. This research project aims to map the games preferred by children enrolled in the 1st year of Elementary School in a municipal school in a district of Palmas/TO. The 1st year is characterized by the change of children from kindergarten to elementary school, aged between 5 and 6 years. The project has the specific objectives of recording the games experienced by children in a public school in a District of Palmas/TO, identifying the spaces preferred by children to play, verifying the children's company during play and preparing an illustrated e- book with the games of the ludic children's culture. The study has a qualitative, ethnographic and descriptive nature of the researched community. For data collection, conversation circles, individual semi-structured interviews with children authorized for the research and observations of recess and free play provided by the researcher and recorded in the logbook will be used. For data analysis, Content Analysis will be used, which refers to a technique of investigation, classification, inference and interpretation of the collected data. It is assumed that children prefer games with movement, that children prefer group games, that children communicate during games, that digital games appear among the children's favorite games and that children consider the time available for pranks at school insufficient.
URI: http://hdl.handle.net/11612/6975
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (ProEF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Paula dos Santos Silva - Dissertacão.pdf3.13 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.