Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/6907
Authors: Silva, Bruno Ribeiro da
metadata.dc.contributor.advisor: Souza, Luciane Silva de
Title: Educação e desigualdades sociais no cenário capitalista neoliberal: uma visão bourdiesiana
Keywords: Neoliberalismo;Educacional;Capital cultural;Bourdieu
Issue Date: 6-Aug-2024
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: SILVA, Bruno Ribeiro da. Educação e desigualdades sociais no cenário capitalista neoliberal: uma visão bourdiesiana. 2023. 25f. Artigo de graduação (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Tocantins, Campus de Miracema, Miracema do Tocantins, 2024.
metadata.dc.description.resumo: Com o advento do neoliberalismo e a modernização da sociedade brasileira, percebe-se o crescimento dos índices de desigualdades socioeducacionais, entre as classes sociais. Tais índices, se dão em uma sociedade estratificada, que legitimam os interesses das classes dirigentes, sobre a classe operária, segregando o acesso de oportunidades nas posições de poder e desenvolvimento educacional. Esses interesses, motivados pela sobrevivência e imediatismo financeiro, presentes na trajetória histórica brasileira, além da exclusão do sistema educacional a que ficou fadada grande parcela da sociedade (classe operária), entram em contradição com o suporte e influência dos indivíduos das classes dirigentes. Em outros casos, a falta de instrução familiar, como também o pouco acesso a conhecimentos, valores e concepções, poderá alienar um indivíduo por meio de um capital cultural pertencente à classe dirigente. Entender sobre educação e desigualdades sociais no cenário capitalista neoliberal numa visão bourdiesiana, é compreender concepções que identifiquem pontos sobre a conjuntura social, que influenciam nos índices de permanência, notas e aprovações dos indivíduos. Nesse sentido, a problemática que buscamos investigar passa pelo seguinte questionamento: Quais as relações existentes entre a função da escola, as estruturas de classe e as desigualdades sociais, no contexto capitalista? O objetivo geral deste artigo é verificar as relações existentes entre o papel da escola nas estruturas de classe. Como objetivos específicos temos: estudar teóricos para as discussões propostas; observar o conceito de classe no cenário neoliberal, para entender as desigualdades socioeducacionais; discutir as condições de participação social do sujeito na educação. A pesquisa de abordagem bibliográfica e qualitativa, refletiu sobre livros e artigos, que puderam contribuir para a sustentação teórica, como também a geração dos resultados. O estudo indicou que, as concepções aqui expostas são imprescindíveis para a compreensão das diferenças educacionais entre a classe dirigente e a classe operária. Uma visão bourdiesiana sobre as conjunturas existentes, possibilita ao leitor entender como os fatores do ambiente, o habitus, sua classe e a questão financeira, inviabiliza oportunidades e influência no sucesso de um indivíduo, no aspecto educacional.
Abstract: With the advent of neoliberalism and the modernization of Brazilian society, one can see the growth of socio-educational inequalities between social classes. Such indices occur in a stratified society, which legitimize the interests of the ruling classes over the working class, segregating access to opportunities in positions of power and educational development. These interests, motivated by survival and financial immediacy, present in the Brazilian historical trajectory, in addition to the exclusion from the educational system to which a large portion of society (working class) was doomed, come into contradiction with the support and influence of individuals from the ruling classes. In other cases, the lack of family education, as well as little access to knowledge, values and concepts, may alienate an individual through cultural capital belonging to the ruling class. Understanding about education and social inequalities in the neoliberal capitalist scenario in a Bourdieusian view, is to understand conceptions that identify points about the social situation, which influence the permanence indexes, grades and approvals of individuals. In this sense, the problem that we seek to investigate goes through the following question: What are the relationships between the function of the school, class structures and social inequalities in the capitalist context? The general objective of this article is to verify the existing relationships between the role of the school in class structures. As specific objectives we have: study theorists for the proposed discussions; observe the concept of class in the neoliberal scenario, to understand socio-educational inequalities; discuss the conditions of social participation of the subject in education. The research with a bibliographic and qualitative approach, reflected on books and articles, which could contribute to the theoretical support, as well as the generation of results. The study indicated that the concepts exposed here are essential for understanding the educational differences between the ruling class and the working class. A Bourdieusian view of the existing circumstances enables the reader to understand how environmental factors, habitus, class and financial issues make opportunities unfeasible and influence an individual's success in the educational aspect.
URI: http://hdl.handle.net/11612/6907
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Bruno Ribeiro da Silva - Artigo de graduação.pdf291.24 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.