Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/6902
Autor(a): Vieira , Taísa Resende de Moraes
Orientador: Zacariotti, Marluce Evangelista Carvalho
Título: Educação midiática e cidadania: do direito à informação à participação crítica do idoso na sociedade
Palavras-chave: Idosos. Universidade da Maturidade. Educação Midiática. Aging. University of Maturity. Media Education
Data do documento: 6-Mai-2024
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE
Citação: VIEIRA, Taísa Resende de Moraes. Educação midiática e cidadania: do direito à informação à participação crítica do idoso na sociedade. 2023. 80f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Educação, Palmas, 2023.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo identificar o perfil midiático de consumo de informações dos idosos participantes da Universidade da Maturidade (UMA) - Campus Palmas, para compreender a relação dos idosos com as informações em formato digital e, assim, propor o desenvolvimento de um caderno digital como recurso metodológico/didático para a alfabetização midiática dessa população. A pesquisa, de natureza qualitativa, proporcionou a criação de um caderno digital, enquanto produto educacional alinhado com o objeto de estudo, com o objetivo de ancorar docentes e/ou instrutores no processo de educação midiática de idosos. O caderno é um recurso metodológico nos formatos digital, de fácil acesso e entendimento, que poderá ser utilizado em qualquer espaço educativo voltado a pessoas idosas. Torres (2015) destaca que a elaboração de cadernos/cartilhas, contextualizados e com objetivos claros, estimula a interação e a informação social. No contexto ético, a pesquisa foi submetida ao Comitê de Ética da Universidade Federal do Tocantins, por meio da plataforma Brasil, sendo desenvolvidos Termos de Consentimento Livre e Esclarecido para os participantes, além de um termo de autorização institucional para garantir a integridade da pesquisa e dos colaboradores. O problema de pesquisa surge da indagação sobre o perfil midiático de consumo de informações dos idosos da UMA - Campus Palmas, desdobrando-se em questões relacionadas ao tipo de plataformas utilizadas por eles para se informar; o que fazem com as informações recebidas e quais as dificuldades que eles enfrentam no uso de tecnologias. Por meio desse estudo, pretende-se discutir a questão da importância do acesso a informações de qualidade por parte da sociedade como um todo e dos idosos, assim como colocar em evidência as estratégias para promover um consumo de informações (notícias) mais crítico e consciente. O método de pesquisa incluiu levantamento bibliográfico documental, observação e aplicação de questionários. Os sujeitos da pesquisa são os idosos matriculados na UMA, considerando como marco temporal os alunos ingressantes no ano de 2022/23. Os resultados da pesquisa, apontaram para uma diversidade de preferências no consumo midiático, o que sugere a importância de estratégias educativas que considerem essa variedade de fontes e formatos. O produto educacional resultante, o caderno digital oferece uma base teórica e metodológica para a promoção da alfabetização midiática, com foco na orientação dos facilitadores da educação midiática na UMA - Campus Palmas (UFT).
Abstract: The present work aims to analyze the media profile of information consumption of elderly people participating in the University of Maturity (UMA) - Campus Palmas, proposing the development of a digital notebook as a methodological/didactic resource for media literacy for this population. The research, of a qualitative nature, uses techniques such as documentary research, bibliography and questionnaires. The central bet is that the digital notebook, as an educational product, is aligned with the object of study by promoting pedagogical strategies in digital and virtual formats. The intention is for this material to be accessible through fixed and mobile devices, becoming the best option for media education for the elderly. Torres (2015) highlights that the creation of notebooks/booklets, contextualized and with clear objectives, stimulates interaction and social information. In the ethical context, the research was submitted to the Ethics Committee of the Federal University of Tocantins, through the Brasil platform, and Informed Consent Terms were developed for the participants, in addition to an institutional authorization term to guarantee the integrity of the research and of collaborators. The research problem arises from the inquiry into the media profile of information consumption by the elderly at UMA - Campus Palmas, unfolding into issues such as the platforms used, the actions carried out with the information and the strategies to promote more consumption. critical and conscious. The research method included a bibliographical documentary survey, observation and application of questionnaires. The resulting educational product is a digital notebook aimed at elderly education teachers, offering specific resources and strategies for promoting media literacy, with a focus on guidance from media education facilitators at UMA - Campus Palmas (UFT). The research subjects are seniors enrolled at UMA, considering students entering in the year 2022/2023 as a time frame. The research results pointed to a diversity of preferences in media consumption, which suggests the importance of educational strategies that consider this variety of sources and formats. The resulting educational product, the digital notebook, offers a theoretical and methodological basis for promoting media literacy, with a focus on guiding media education facilitators at UMA - Campus Palmas (UFT)
URI: http://hdl.handle.net/11612/6902
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Taísa Resende de Moraes Vieira - Dissertação.pdf1.45 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.