Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/6890
Authors: Santana, Wellingtânia Ferreira
metadata.dc.contributor.advisor: Meira, Janeisi de Lima
Title: O uso de jogos digitais e softwares na aprendizagem dos sólidos geométricos na Escola Estadual Girassol de Tempo Integral Agrícola David Aires França em Arraias/TO
Keywords: Jogos digitais e softwares. TD. Ensino e aprendizagem de geometria. Sequência didática.Digital games and software. TD. Teaching and learning geometry. Following teaching
Issue Date: 8-Mar-2024
Citation: SANTANA, Wellingtânia Ferreira. O uso de jogos digitais e softwares na aprendizagem dos sólidos geométricos na Escola Estadual Girassol de Tempo Integral Agrícola David Aires França em Arraias/TO. 2024. 109f. Dissertação (Mestrado em Ensino em Ciência e Saúde) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Ensino em Ciência e Saúde, Palmas, 2024.
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa traz em seu escopo apontamentos sobre o uso de jogos digitais e softwares para a aprendizagem de matemática na Escola Estadual Girassol de Tempo Integral Agrícola David Aires França, situada na zona rural do município de Arraias/TO. Diante do atual contexto do uso das tecnologias em educação, diversos pesquisadores e educadores estão em busca de alternativas para promover a aprendizagem dos conteúdos, frente a isso alguns professores têm adotado práticas diferenciadas de aulas convencionais que buscam motivar os estudantes a se interessarem por esta ciência. Diante disso, o objetivo desta pesquisa foi analisar como os jogos digitais educacionais e o uso de softwares contribuem para a aprendizagem dos Sólidos Geométricos dos estudantes da terceira série do Ensino Médio. Para tanto, aplicamos sequência didática, utilizando jogos digitais e softwares como ferramentas facilitadoras no processo de ensino e aprendizagem do conteúdo de Sólidos Geométricos. A fundamentação teórica constituiu-se a partir do levantamento de pesquisas na plataforma Google Acadêmico e no Portal de Periódico da CAPES acerca da temática em questão, das quais foram extraídos artigos, dissertações e teses de autores já consolidados na área, como Prensky (2012), D’Ambrósio (2012) e Zabala (1998), em sequência didática. Quanto ao percurso metodológico, trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, cujos instrumentos para obtenção dos resultados foram: observação participante, questionários semiestruturados, além do próprio material produzido durante a aplicação da sequência didática. Foi possível perceber com o resultado desta pesquisa que os jogos digitais e softwares tornam o processo de ensino e aprendizagem de Matemática mais dinamizado, e a Matemática em si pode ser trabalhada de forma mais criativa e motivadora, propiciando novos caminhos para a construção do conhecimento e do processo de ensino. Assim sendo, a pesquisa revelou contribuições com o processo de ensino e aprendizagem da matemática, proporcionando aos participantes um ambiente de aprendizagem, dinâmico, crítico e reflexivo
Abstract: This research brings in its scope notes on the use of digital games and software for learning mathematics at the Escola Estadual Girassol de Tempo Integral Agrícola David Aires França, located in the rural area of the municipality of Arraias/TO. Given the current context of the use of technologies in education, several researchers and educators are looking for alternatives to promote the learning of content. In view of this, some teachers have adopted different practices from conventional classes that seek to motivate students to become interested in this science. Therefore, the objective of this research is to analyze how educational digital games and the use of software contribute to the learning of Geometric Solids by third-year high school students. To achieve this, we apply a didactic sequence using digital games and software, as facilitating tools in the teaching and learning process of Geometric Solids content. The theoretical foundation was based on a survey of research on the Google Scholar platform and the CAPES Journal Portal on the topic in question, from which articles, dissertations and theses were extracted, as well as from authors already established in the area, such as Prensky ( 2012), D'Ambrósio (2012) and Zabala, (1998), in a didactic sequence. As for the methodological approach, it is a qualitative research, whose instruments for obtaining results were: participant observation, semi-structured questionnaires, in addition to the material produced during the application of the didactic sequence. It was possible to see from the results of this research that digital games and software make the process of teaching and learning Mathematics more dynamic, and Mathematics itself can be worked on in a more creative and motivating way, providing new paths for the construction of knowledge and the teaching process. Therefore, the research revealed contributions to the mathematics teaching and learning process, providing participants with a dynamic, critical and reflective learning environment.
URI: http://hdl.handle.net/11612/6890
Appears in Collections:Mestrado em Ensino em Ciência e Saúde

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