Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/6867
Autor(a): D’Paula, Débora Amaral
Orientador: Almeida, Ricardo Monteiro Guedes de
Título: Oficinas terapêuticas no CAPSi: um instrumento de transformação do imaginário social sobre a loucura
Palavras-chave: CAPSi;Imaginário social;Loucura infantil;Oficinas terapêuticas expressivas
Data do documento: 24-Jul-2024
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: D'Paula, Débora Amaral. Oficinas terapêuticas no CAPSi: um instrumento de transformação do imaginário social sobre a loucura. 2022. 58 f. Monografia (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Tocantins, Miracema do Tocantins, 2024.
Resumo: Esta pesquisa se propõe a pensar sobre as atividades e práticas terapêuticas nos Centros de Atenção Psicossocial Infantojuvenil, mais especificamente, oficinas terapêuticas expressivas, como um potencial instrumento de transformação do imaginário social sobre a loucura. Tendo isso em vista, o estudo delineou-se em um levantamento histórico sobre a loucura desde a Idade Clássica até o processo de Reforma Psiquiátrica no Brasil, atentando também em como foi construído historicamente concepção de loucura infantil, tal como, os processos que se deram na oferta de cuidados em saúde mental a crianças e adolescentes com transtornos mentais, até a instauração dos modelos de assistência em saúde mental infantojuvenil, os CAPSi. Isto posto, a hipótese da pesquisa é que as práticas e atividades artísticas, culturais e expressivas propostas pelos modelos substitutivos em saúde mental, sejam instrumentos de subversão à logica manicomial, e uma vez, favorecendo a reinserção social, autonomia e singularidade de crianças e adolescentes, se aliem na transformação do imaginário construído sobre a loucura infantil. Diante disso, esse estudo, a partir de uma revisão bibliográfica e documental, busca-se discutir não somente sobre as concepções de saúde mental e loucura infantojuvenil, mas os instrumentos de desinstitucionalização e transformação da ideia cristalizada e historicamente construída sobre crianças e adolescentes com transtornos mentais.
Abstract: This research proposes to think about the therapeutic activities and practices in the Centers for Psychosocial Care for Children and Youth, more specifically, expressive therapeutic workshops, as a potential instrument for transforming the social imaginary about madness. The study was outlined in a historical survey on madness since the Classical Age until the Psychiatric Reform process in Brazil, also paying attention to how the concept of childhood madness was historically constructed, as well as the processes that took place in the provision of mental health care to children and adolescents with mental disorders until the establishment of models of child and adolescent mental health care, the CAPSi. That said, this research hypothesizes that the artistic, cultural, and expressive practices and activities proposed by the substitutive models in mental health, are instruments of subversion to the asylum logic, and once favoring the social reinsertion, autonomy, and singularity of children and adolescents, are allied in the transformation of the imaginary constructed about childhood madness. Therefore, this study, from a bibliographic and documental review, seeks to discuss not only the conceptions of mental health and child and adolescent madness but also the instruments of deinstitutionalization and transformation of the crystallized and historically constructed idea about children and adolescents with mental disorders.
URI: http://hdl.handle.net/11612/6867
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