Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/6840
Autor(a): Caminha, Alana Alves
Orientador: Milagres, Cleiton Silva Ferreira
Título: Gestão de pessoas no setor público: um estudo de caso na Universidade Federal do Tocantins
Palavras-chave: Gestão de Pessoas. Setor Público. Universidade Federal. Tocantins. People management. Public Sector. Federal University
Data do documento: 22-Mar-2023
Citação: CAMINHA, Alana Alves. Gestão de pessoas no setor público: um estudo de caso na Universidade Federal do Tocantins. 2024. 110f. Dissertação (Mestrado em Administração Pública - Profiap) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Administração Pública - Profiap, Palmas, 2024.
Resumo: A área de Gestão de Pessoas (GP) no serviço público brasileiro vem passando por intensas transformações nos últimos anos, em especial, no caso das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). Um dos principais desafios está em realizar as propostas contidas no planejamento estratégico institucional com maior efetividade, porém com recursos financeiros escassos. Inclui-se a esse fato, o necessário engajamento dos gestores e servidores para o alcance da missão institucional. Assim, oportuno se faz compreender como o modelo de gestão de pessoas se apresenta na prática universitária, observando ainda em quais aspectos ele se manifesta de forma deficiente e quais suas potencialidades. Diante disso, este estudo buscou aplicar um diagnóstico organizacional para compreender como o modelo de Gestão de Pessoas se apresenta na prática da Universidade Federal do Tocantins. A ferramenta utilizada foi o diagnóstico proposto por Miranda (2018), voltado à identificação de cinco elementos, a saber: Diretrizes, Estrutura, Autonomia, Governança e Sistema Social, por meio do estudo de caso aplicado na unidade responsável pelo gerenciamento do quadro de pessoal da instituição, a Pró- Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas. A abordagem utilizada foi quali- quantitativa, com a execução de pesquisa documental e pesquisa de campo, a qual se subdividiu na aplicação de questionários e na realização de entrevista semiestruturada. Os dados indicaram que a gestão de pessoas da instituição mescla aspectos dos três modelos de gestão de pessoas, passando desde o departamento de pessoal, à gestão de recursos humanos e a caminho da gestão estratégica de pessoas. Além disso, identificou-se que a área está bem consolidada nos elementos Diretrizes, Estrutura e Autonomia, mas possui aspectos a melhorar nos elementos Governança e Sistema Social. Os resultados evidenciam que o campo da gestão de pessoas nunca foi tão importante como é agora, considerando o cenário atual de intensas transformações no mundo do trabalho, em que as pessoas são o principal ativo das organizações. Em razão disso, o seu pensar estratégico não é mais uma opção, mas uma exigência para todos os gêneros de organizações.
Abstract: The People Management (PM) area in the Brazilian public service has undergone intense transformations in recent years, especially in the case of Federal Higher Education Institutions (IFES). One of the main challenges is to carry out the proposals contained in institutional strategic planning more effectively, but with scarce financial resources. This includes the necessary engagement of managers and civil servants to achieve the institutional mission. Therefore, it is important to understand how the people management model is presented in university practice, observing in which aspects it is deficient and what its potential is. In view of this, this study sought to apply an organizational diagnosis to understand how the People Management model is presented in practice at the Federal University of Tocantins. The tool used was the diagnosis proposed by Miranda (2018), aimed at identifying five elements, namely: Guidelines, Structure, Autonomy, Governance and Social System, through the case study applied to the unit responsible for managing the institution's staff, the Pro-Rectory for People Management and Development. The approach used was qualitative and quantitative, with documentary research and field research, which was subdivided into questionnaires and semi-structured interviews. The data showed that the institution's people management mixes aspects of the three people management models, ranging from the personnel department to human resources management and on to strategic people management. In addition, it was identified that the area is well consolidated in the Guidelines, Structure and Autonomy elements, but has aspects to improve in the Governance and Social System elements. The results show that the field of people management has never been as important as it is now, considering the current scenario of intense transformations in the world of work, in which people are the main asset of organizations. As a result, strategic thinking is no longer an option, but a requirement for all types of organizations.
URI: http://hdl.handle.net/11612/6840
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