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Authors: Brito, Mirian Carneiro
metadata.dc.contributor.advisor: Feitosa, Juliana Biazze
Title: Formação de praças da polícia militar e a reprodução da violência: tecendo relações
Keywords: Curso de formação de praças;Violência;Polícia militar;Análise de vídeos
Issue Date: 17-Jul-2024
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: BRITO, Mirian Carneiro. Formação de Praças da Polícia Militar e a reprodução da violência: tecendo relações. 2023. 32f. Artigo de Graduação (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Tocantins, Miracema do Tocantins, 2024.
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa é de natureza qualitativa exploratória, posto que, utilizou-se da análise de documentação e de conteúdo alicerçada na teoria de Bardin em confluência com a teoria Marxista do materialismo histórico-dialético, a qual compreende que a história humana se forma a partir das transformações da realidade cotidiana. Logo, teve por objetivo analisar as narrativas acerca das experiências vividas no Curso de Formação de Praças, com o foco direcionado às pessoas que se formaram como membros do Quadro de Praças da Polícia Militar em diversos Estados do Brasil, por meio de vídeos compartilhados no YouTube. Assim, explicando de forma mais ampla do que se trata o curso e fazendo uma análise crítica dos principais fatores que se repetem no discurso de cada pessoa analisada nos vídeos. De forma mais ampla, foi analisada a violência que se destacou como tema mais eloquente visando responder o problema de pesquisa: “A violência é algo intrínseco do policial militar ou é algo que se constrói através da inserção no ambiente militar?”. A partir disto e dos vídeos analisados, foi possível observar que não se deve generalizar o comportamento dos policiais referente à violência, pois muitos dos relatos dizem que a resolução das ocorrências é através do diálogo. Em contraproposta, através dos relatos, obtém-se a normalização de alguns aspectos violentos durante a formação.
Abstract: This research is of an exploratory qualitative nature, as it used documentation and content analysis based on Bardin's theory in confluence with the Marxist theory of historical-dialectical materialism, which understands that human history is formed from of the transformations of everyday reality. Therefore, the objective was to analyze the narratives about the experiences lived in the Soldiers' Training Course, with a focus on people who graduated as members of the Military Police Soldiers' Team in several states in Brazil, through videos shared on YouTube. Thus, explaining more broadly what the course is about and making a critical analysis of the main factors that are repeated in the speech of each person analyzed in the videos. More broadly, violence was analyzed, which stood out as the most eloquent theme in order to answer the research problem: “Is violence something intrinsic to the military police or is it something that is constructed through insertion in the military environment?” From this and the videos analyzed, it was possible to observe that the behavior of police officers regarding violence should not be generalized, as many of the reports say that incidents are resolved through dialogue. In contrast, through the reports, some violent aspects during training are normalized.
URI: http://hdl.handle.net/11612/6834
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