Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/6834
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFeitosa, Juliana Biazze-
dc.contributor.authorBrito, Mirian Carneiro-
dc.date.accessioned2024-07-17T20:01:55Z-
dc.date.available2024-07-17T20:01:55Z-
dc.date.issued2024-07-17-
dc.identifier.citationBRITO, Mirian Carneiro. Formação de Praças da Polícia Militar e a reprodução da violência: tecendo relações. 2023. 32f. Artigo de Graduação (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Tocantins, Miracema do Tocantins, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/6834-
dc.description.abstractThis research is of an exploratory qualitative nature, as it used documentation and content analysis based on Bardin's theory in confluence with the Marxist theory of historical-dialectical materialism, which understands that human history is formed from of the transformations of everyday reality. Therefore, the objective was to analyze the narratives about the experiences lived in the Soldiers' Training Course, with a focus on people who graduated as members of the Military Police Soldiers' Team in several states in Brazil, through videos shared on YouTube. Thus, explaining more broadly what the course is about and making a critical analysis of the main factors that are repeated in the speech of each person analyzed in the videos. More broadly, violence was analyzed, which stood out as the most eloquent theme in order to answer the research problem: “Is violence something intrinsic to the military police or is it something that is constructed through insertion in the military environment?” From this and the videos analyzed, it was possible to observe that the behavior of police officers regarding violence should not be generalized, as many of the reports say that incidents are resolved through dialogue. In contrast, through the reports, some violent aspects during training are normalized.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsAcesso livre.pt_BR
dc.subjectCurso de formação de praçaspt_BR
dc.subjectViolênciapt_BR
dc.subjectPolícia militarpt_BR
dc.subjectAnálise de vídeospt_BR
dc.titleFormação de praças da polícia militar e a reprodução da violência: tecendo relaçõespt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa é de natureza qualitativa exploratória, posto que, utilizou-se da análise de documentação e de conteúdo alicerçada na teoria de Bardin em confluência com a teoria Marxista do materialismo histórico-dialético, a qual compreende que a história humana se forma a partir das transformações da realidade cotidiana. Logo, teve por objetivo analisar as narrativas acerca das experiências vividas no Curso de Formação de Praças, com o foco direcionado às pessoas que se formaram como membros do Quadro de Praças da Polícia Militar em diversos Estados do Brasil, por meio de vídeos compartilhados no YouTube. Assim, explicando de forma mais ampla do que se trata o curso e fazendo uma análise crítica dos principais fatores que se repetem no discurso de cada pessoa analisada nos vídeos. De forma mais ampla, foi analisada a violência que se destacou como tema mais eloquente visando responder o problema de pesquisa: “A violência é algo intrínseco do policial militar ou é algo que se constrói através da inserção no ambiente militar?”. A partir disto e dos vídeos analisados, foi possível observar que não se deve generalizar o comportamento dos policiais referente à violência, pois muitos dos relatos dizem que a resolução das ocorrências é através do diálogo. Em contraproposta, através dos relatos, obtém-se a normalização de alguns aspectos violentos durante a formação.pt_BR
dc.publisher.campusMiracemapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.publisher.cursoCURSO::MIRACEMA::PRESENCIAL::LICENCIATURA::PSICOLOGIApt_BR
dc.publisher.localMiracemapt_BR
dc.publisher.levelGraduaçãopt_BR
Appears in Collections:Psicologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Mirian Carneiro Brito - Artigo de graduação.pdf801.25 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.