Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/6737
Autor(a): ALMEIDA, Wesley de Oliveira.
Orientador: SILVA, Moisés Pereira da.
Título: Memórias de quebradeiras de coco de coquelândia-ma:
Palavras-chave: Quebradeiras de coco,;Babaçu,;Consciência Histórica,;Ensino de História,;ProfHistória,;Women Coconut Breakers,;Babassu,;Historical Consciousness,;History teaching.
Data do documento: 3-Mai-2024
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de História - ProfHistória
Citação: ALMEIDA, Wesley de Oliveira. MEMÓRIAS DE QUEBRADEIRAS DE COCO DE COQUELÂNDIA-MA: o ensino de história local e a formação da consciência histórica. 2023. 116 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de História – Profhistória, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2023.
Resumo: Essa dissertação busca dar voz aos silenciados e permitir que o grupo da Quebradeiras de Coco, mulheres agroextrativistas que habitam o Norte e o Nordeste possam ser ouvidas e contarem suas versões sobre a história do povoado de Coquelândia-MA, história essa que se confunde com a vivência das mulheres camponesas na localidade. Além de empoderar as quebradeiras de coco da localidade esse trabalho busca por meio da pesquisa participante e da pesquisa de história oral desenvolver estratégias na execução da sequência didática com a turma da para que os alunos do Centro de Ensino Dorgival Pinheiro de Sousa, netos das senhoras quebradeiras adquiram a consciência histórica para valorizarem seu local de habitação. Escolheu-se por duas metodologias nesta dissertação para realizar a investigação a contento, assim, seguimos Thompson (2002) e Pimenta (2005) que destacam que ambos os métodos se complementam por dar lugar de fala aos invisibilizados e contribuir com a prática educativa. Contribuíram para sustentar o argumento desta dissertação os estudiosos Rüsen, Bittencourt, Nadai, Fonseca, Freire, Trompson, etc.
Abstract: This dissertation seeks to give voice to the silenced and to allow the Quebradeiras de Coco group, agroextractivist women who live in the North and Northeast of Brazil, to be heard and to tell their versions about the history of the village of Coquelândia-MA. In addition to empowering the women babassu nut breakers, this work seeks, through participant research and oral history research, to develop strategies in the execution of the didactic sequence with the students of the Dorgival Pinheiro de Sousa Education Center, grandchildren of the women babassu nut breakers, to acquire historical awareness and to value their place of residence. Two methodologies were chosen in this dissertation to carry out the investigation satisfactorily; thus, we followed Thompson (2002) and Pimenta (2005) who point out that both methods complement each other by giving a place for the invisibilized to speak and contribute to the educational practice. The scholars Rüsen, Bittencourt, Nadai, Fonseca, Freire, Trompson, etc. have contributed to support the argument of this dissertation.
URI: http://hdl.handle.net/11612/6737
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