Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/6732
Autor(a): PEREIRA, Ana Lourdes Sousa.
Orientador: SILVA, Cícero da.
Título: O ensino de língua inglesa em escolas rurais da região do bico do papagaio:
Palavras-chave: Educação do Campo,;Língua Inglesa,;Impasses,;Desafios,;Povos do campo,;Countryside Education,;English Language,;School Curricula,;Countryside folks.
Data do documento: 17-Abr-2024
Citação: PEREIRA, Ana Lourdes Sousa. O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA EM ESCOLAS RURAIS NA REGIÃO DO BICO DO PAPAGAIO: impasses e desafios. 2023. 80 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Letras: Ensino de Linguística e Literatura (Ppgllit), Universidade Federal Dotocantins, Araguaína, 2023.
Resumo: O presente trabalho é oriundo de inquietações e reflexões de uma professora de Língua Inglesa, docente da educação básica do campo em dois municípios maranhenses, na região do Bico do Papagaio. A pesquisa é de abordagem qualitativa-interpretativa (FLICK, 2009) e busca-se analisar, sob a luz da Análise de Conteúdo – vertente metodológica denominada por Bardin (2011) - os documentos curriculares e diretrizes educacionais de âmbito nacional, estadual e institucional para investigar impasses e desafios concernentes à aplicação do currículo para o ensino de Língua Inglesa para o Ensino Fundamental, em escolas do campo. O estudo está situado no âmbito da Linguística Aplicada e tem como base teórica sobretudo autores consagrados na área da Educação Campo (ARROYO, 2007; 2020; CALDART, 2003; 2009; SILVA, 2018; 2020), Currículo e formação de professores de Língua Inglesa (MARQUES; 2019; ROSA, 2011). O trabalho traz um breve contexto histórico sobre a concepção e consolidação da Educação do Campo no Brasil, assim como sobre a evolução do ensino de Língua Inglesa no território nacional. Consta também na presente pesquisa uma reflexão sobre o papel e importância do currículo no contexto rural brasileiro. Considerando o recorte da pesquisa, recolhemos material para análise in loco, especificamente em escolas públicas rurais situadas na região do Bico do Papagaio. Visitamos quatro escolas rurais em quatro municípios diferentes (duas no Estado do Tocantins e duas no Estado do Maranhão) e recolhemos o Projeto Político-Pedagógico destas escolas para análise, com anuência das secretarias de educação responsáveis. O corpus da pesquisa também é composto por: documentos nacionais, como Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017), Plano Nacional de Educação (BRASIL, 2014), Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo (BRASIL, 2002), Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (BRASIL, 1996); documentos estaduais, como Documento Curricular do Território Maranhense (MARANHÃO, 2019) e Documento Curricular do Tocantins (TOCANTINS, 2019). A partir da análise documental dos referidos documentos, foi possível identificar que o direito dos sujeitos do campo a ter acesso a uma educação em Língua Inglesa considerando seu contexto campesino tem sido negado principalmente devido a não implementação de políticas públicas educacionais, ao longo da história do país, direcionadas a esse público, apesar de grande número de habitantes no meio rural brasileiro. Os resultados do estudo permitem afirmar que esse é um problema secular brasileiro, derivado de problemas históricos como o descaso e a desumanização dos camponeses por parte das autoridades públicas e alta concentração de conflitos territoriais e mortes no campo. Sendo assim, este trabalho tem a pretensão de chamar a atenção para as lacunas que existem tanto nos currículos quanto nas realidades escolares do campo brasileiro.
Abstract: The current work is a result of inquiries and reflections of an English language teacher, a rural basic education teacher in two municipalities of Maranhão, in the region called Bico do Papagaio. The research is qualitative-interpretative (FLICK, 2009) and it aims to analyze, under the Content Analysis theory (BARDIN, 2011) some curricular documents and national, state, and institutional educational guidelines, to investigate challenges and obstacles to the application of those curricular documents concerning the teaching of English in rural schools. The study is situated within the scope of Applied Linguistics and has as its theoretical basis mainly renowned authors in the areas of Countryside Education (ARROYO, 2007; 2020; CALDART, 2003; 2009; SILVA, 2018; 2020), Curricula and English language teacher training (MARQUES; 2019; ROSA, 2011). The paper brings a brief historical context about the conception and consolidation of Countryside Education in Brazil, as well as about the evolution of English Language teaching in the national territory. Besides, it also brings a reflection on the role and importance of curriculum in the Brazilian rural context. Considering the research scope, we collected material for on-site analysis, specifically in rural public schools located in the Bico do Papagaio region. By visiting four rural schools in different cities (two in the state of Maranhão and two in the state of Tocantins) and collecting their Projeto Político-Pedagógico. The corpus also consists of national documents, such as Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017), Plano Nacional de Educação (BRASIL, 2014), Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo (BRASIL, 2002), Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (BRASIL, 1996); state documents, such as Documento Curricular do Território Maranhense (MARANHÃO, 2019) e Documento Curricular do Tocantins (TOCANTINS, 2019). From the documental analysis of the referred documents, it was possible to identify that the right of rural subjects to have access to an English language education considering their rural context has been denied mainly due to the non-implementation of public educational policies, throughout Brazil’s history, directed to this public, despite the large number of inhabitants in the countryside areas. The results of the study allow us to affirm that this is a secular Brazilian problem, derived from historical problems such as the neglect and dehumanization of the countryfolk by public authorities and the high concentration of territorial conflicts and deaths in all the countryside regions. Thus, this work intends to call attention to the gaps that exist both in the curricula and in the school realities of the Brazilian countryside.
URI: http://hdl.handle.net/11612/6732
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras: Ensino de Língua e Literatura - PPGL

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