Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/6705
Authors: RODRIGUES, Pedro Henrique Eustáquio.
metadata.dc.contributor.advisor: RODRIGUES, Jean Carlos.
Title: A iconografia da paisagem no patrimônio arquitetônico-urbanístico de brasília:
Keywords: Brasília,;Forma simbólica,;Espaço de representação,;Arquitetura,;Arte,;Symbolic form,;Space of representation,;Architecture,;Art.
Issue Date: 15-Apr-2024
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: RODRIGUES, Pedro Henrique Eustáquio. A ICONOGRAFIA DA PAISAGEM NO PATRIMÔNIO ARQUITETÔNICO-URBANÍSTICO DE BRASÍLIA: uma análise da representação dos candangos na pintura de di cavalcanti (1960) e na escultura de bruno giorgi (1957). 2023. 55 f. TCC (Graduação) - Curso de Geografia, Universidade Federal Dotocantins, Araguaína, 2023.
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa busca estabelecer uma aproximação da Ciência, Arte e Geografia a partir da perspectiva da iconografia da paisagem, trazendo um entendimento sobre como se sistematizam e quais as funções dos espaços de representação amparados sob a teoria de Giuliana Andreotti e Dennis Cosgrove. Ao pensar a problemática de pesquisa busca-se investigar os aspectos iconográficos da paisagem da cidade de Brasília - DF sobretudo no que diz respeito a seus construtores, os Candangos e seus respectivos espaços de representação dentro da produção do espaço na cidade, neste sentido este trabalho apresenta uma análise qualitativa sobre as perspectivas de manifestações do espaço presentes na pintura, escultura e arquitetura que se materializam no espaço em obras presentes na Praça dos Três Poderes e no Palácio do Congresso Nacional demonstrando como ocorre a integração dessas obras e como as mesmas constroem narrativas sobre a urbanodiversidade de Brasília.
Abstract: The present research seeks to establish an approach to Science, Art, and Geography from the perspective of landscape iconography, providing an understanding of how they are systematized and what functions the spaces of representation serve under the theory of Giuliana Andreotti and Dennis Cosgrove. When considering the research problem, the aim is to investigate the iconographic aspects of the landscape of Brasília - DF, especially concerning its builders, the "Candangos," and their respective spaces of representation within the production of space in the city. In this sense, this work presents a qualitative analysis of the perspectives of space manifestations in painting, sculpture, and architecture that materialize in the works located in the Praça dos Três Poderes and the Palácio do Congresso Nacional, demonstrating how the integration of these works occurs and how they construct narratives about the urban diversity of Brasília.
URI: http://hdl.handle.net/11612/6705
Appears in Collections:Geografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PEDRO HENRIQUE EUSTÁQUIO RODRIGUES - TCC - GEOGRAFIA.pdf6.39 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.